Educação, Cultura, Esporte e Lazer: fatores essenciais para uma infância e juventude saudáveis

O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) determina que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, como direitos básicos e fundamentais para garantir um desenvolvimento pleno e saudável.

Isso porque a educação é responsável não só pela ampliação dos conhecimentos, mas também pela formação de princípios e valores. A cultura, por sua vez, por meio de suas manifestações, têm reflexos na identidade e na auto estima dos jovens. O esporte e lazer são capazes de estimular o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças e adolescentes, bem como promover a socialização.

Na prática, no entanto, não é isso que se vê. O cenário atual do Brasil é marcado por um alto índice de exclusão social, o que afeta milhares de jovens em situação de vulnerabilidade. Muitas crianças e adolescentes não possuem acesso nem mesmo à educação, passando grande parte do tempo nas ruas.

Dessa forma, com o intuito de contribuir para a reversão deste cenário, surgiu, em 2002, o Instituto BH Futuro, responsável por atender cerca de 1.200 crianças e adolescentes todos os meses.

O projeto desenvolve cursos profissionalizantes, atividades culturais, de esporte e lazer para ajudar os jovens a terem uma infância e juventude saudáveis, o que certamente irá contribuir para uma formação ética no futuro.

Para que o IBHF continue ajudando estas crianças é preciso levantar recursos através da ajuda de pessoas como você. Torne-se um investidor social e contribua para a formação de milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Acesse http://institutobhfuturo.com.br/seja-investidor-social/ e saiba como!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *