Conheça o Instituto BH Futuro

O Instituto BH Futuro é uma solução de continuidade e melhoria ao Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte, que encerrou suas atividades em 2017. O ECE-BH Foi criado em 2002, no Aglomerado da Serra, região centro sul de Belo Horizonte.

Durante todo esse tempo, mais de 15.000 crianças e adolescentes, 3.500 famílias e 5.000 pessoas de grupos da comunidade participaram ou foram atendidos nas inúmeras oficinas, formações, cursos, eventos e demais atividades do projeto.

O objetivo de propiciar acesso a oportunidades e desenvolvimento intelectual, cultural e esportivo continua, agora com o desafio maior de fomentar o empreendedorismo e a inovação entre os atendidos, para que possam se integrar a empresas, gerar negócios e desenvolver projetos sustentáveis de impacto social e ambiental.

 

 PORQUE EXISTIMOS

Muitas crianças e adolescentes do Aglomerado da Serra têm o IBHF como uma de suas poucas oportunidades de desenvolvimento e potencialização de sua mobilidade social, com a possibilidade de inserção na sociedade e no mercado de trabalho de forma competitiva, trabalhando para construírem uma vida digna e sustentável.

O Aglomerado da Serra localiza-se na região centro-sul de Belo Horizonte, segundo o senso do IBGE de 2010, possui 46.086 moradores. É composto por seis vilas: Marçola, Nossa senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima, Cafezal, Fazendinha e Aparecida. A área total do Aglomerado é 150,93 hectares, com 13.462 domicílios, considerado o segundo maior complexo de favelas do Brasil.

O Índice de Vulnerabilidade Social, segundo o Mapa da Exclusão de Belo Horizonte, considera cinco dimensões da cidadania: Ambiental, Cultural, Econômica, Jurídica e Segurança e Sobrevivência. Diante disso, o Aglomerado da Serra é considerado umas das regiões de maior vulnerabilidade social do município, ocupando a 6ª posição, com 0,76 pontos, numa escala de 0,0 a 1,0, sendo que quanto mais próximo de 1 pior. Esta é uma região de baixo índice de desenvolvimento humano e alto índice de violência, tráfico de drogas e incidências de criminalidade.

A combinação de baixa escolaridade e renda, dificuldade de inserção no mercado de trabalho, barreiras de acesso às políticas sociais, às atividades culturais e de lazer, pode ser entendida como causas estruturais para a vulnerabilização dos grupos sociais.

Em 2012, a Hmetrics, em um estudo coordenado por Flávio Comin, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade de Cambridge e um dos idealizadores do Índice de Desenvolvimento Humano, mostrou que a taxa de retorno social do ECE-BH, hoje IBHF, era positiva na ordem de 5,37%, na região de atuação, na comparação entre atendidos e não atendidos. O estudo também concluiu que a participação no Projeto melhora o potencial de aprendizado em 9%, o sentido de justiça em 6%, os valores em 2,3% e as aspirações profissionais dos participantes em 2%, quando se compara a públicos não atendidos pelo projeto. Esse resultado sugere uma alta qualidade das atividades desenvolvidas e de seus impactos nas crianças e jovens atendidos.

 

O QUE FAZEMOS

 

No Instituto BH Futuro são oferecidas oficinas culturais como balé, teatro e circo, danças urbanas, música e arte. As oficinas esportivas são natação, esporte educacional e ginástica. Atividades educacionais como o Jovem Aprendiz, em parceria com a Rede Cidadã, Educação de Jovens e Adultos, em parceria com a PBH, e Talentos de Futuro, em parceria com o Instituto Algar. Temos também ações de atenção psicossocial, que desenvolvem atividades com os atendidos e suas famílias, com o acompanhamento integral, que atua em defesa e promoção dos direitos deste indivíduo. Além disso, estabelece articulação com a rede de proteção social básica do município de Belo Horizonte. Algumas atividades também são realizadas por voluntários, pessoas que têm muita vontade de ajudar e participar do IBHF.

O objetivo das nossas atividades está para além de ensinar técnicas, mas sim educar a criança e formar um jovem capacitado, transmitir valores e ética nas atitudes do dia a dia; estimular habilidades e competências necessárias aos futuros profissionais e ao empreendedorismo, como forma de autonomia e cidadania. Para que se reconheçam cidadãos globais e aptos a serem protagonistas na transformação de um mundo melhor.

 

COMO FAZEMOS

Para desenvolver seus projetos e tornar-se um hub de inovação social, o Instituto BH Futuro funcionará como uma catalisador de geração de valor sustentável e compartilhado. Isso significa que seus projetos devem gerar valor para seus públicos atendidos, seus parceiros e colaboradores.

Como forma de sustentabilidade, o IBHF se inscreve em editais de patrocínio, incentivo fiscal, dentre outros. Também se cadastra nas Leis de incentivo à cultura e esporte, municipal, estadual e federal. A sociedade civil também pode ajudar, doando, através do site, uma vez ou mensalmente.

As empresas podem ajudar de diversas formas, como Incentivo Fiscal, nos projetos já inscritos das leis de incentivo. Doações e/ou patrocínios independentes. Ou outras formas de parceria, como alianças estratégicas para o investimento social e o Investidor Social Development Partner.

 

ALIANÇAS ESTRATÉGICAS PARA O INVESTIMENTO SOCIAL

Mais do que investir com recursos, queremos contar com empresas que contribuam na geração de projetos inovadores e possam agregar aos projetos as competências e expertise de seus colaboradores, por meio do voluntariado empresarial e possam se beneficiar dos projetos desenvolvidos, seja com a incorporação de colaboradores ou novas soluções e processos.

A ideia é desenhar, com cada investidor social, as interfaces e resultados esperados com as parcerias. Novas ideias e projetos são bem-vindos.

As possibilidades são inúmeras e, somadas a elas, o investidor social proporcionará às mais de 1.500 crianças e adolescente o acesso às atividades que podem transformar suas vidas e de seus familiares ao buscar como resultado a geração de capital humano, social, cultural e ambiental. Por meio da educação integral, queremos transformar radicalmente a estrutura social da comunidade em que estamos inseridos.

 

INVESTIDOR SOCIAL DEVELOPMENT PARTNER

O Investidor Social Development Partner do Instituto BH Futuro terá destaques em toda a comunicação institucional do IBHF (Facebook, Instagram, Site, Blog, placas de comunicação visual) e assessoria de imprensa, além de poder utilizar a logo e imagens do Instituto em sua comunicação institucional.

Sua empresa pode participar das reuniões de conselho consultivo e fiscal como parceiro convidado, contribuindo com opiniões e ideias para o melhor desenvolvimento do IBHF.

Em todos os materiais institucionais produzidos pelo IBHF, a marca de sua empresa estará presente em local de destaque, como parceiro do projeto.

Os valores dos investimentos sociais podem ser repassados em parcelas mensais ou de forma integral, de acordo com a possibilidade do Investidor social, por meio de doação direta na conta do IBHF.

Somos empreendedores e educadores, pessoas que trabalham com disciplina e mãos na massa. Gostamos de idealizar e tornar os sonhos reais, por meio da construção de relações éticas e responsáveis. Atuamos e trabalhamos com muita perseverança e dedicação para transformar a realidade de forma positiva, com base no desenvolvimento humano e social, cuidado com o meio ambiente, observando todas as oportunidades que surgem e, quando representamos nossa instituição, procuramos sempre agregar valor.

Acompanhe nosso blog e redes sociais para ficarem sabendo tudo que está acontecendo no IBHF.

 

 

 

small_c_popup.png

Comece a ajudar!

Sua ajuda é muito importante!

Clique na forma de pagamento que preferir:




Se preferir você pode doar creditando na conta do Instituto BH Futuro:

Transferência direta – Banco Santander

DADOS BANCÁRIOS
Instituto BH Futuro, CNPJ 28.247.706/0001-71
Banco Santander (033), Agência 4275,
Conta corrente 13005159-8