Quem Somos
Nossa História
A história do Instituto BH Futuro começou em 2002, com o Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte (ECE-BH). A região escolhida foi o Aglomerado da Serra por ser, à época, a maior área de vulnerabilidade social de Belo Horizonte. Durante esses 20 anos de existência, foram várias conquistas, parcerias de sucesso e transformações nas vidas de muitas crianças, adolescentes e jovens do Aglomerado da Serra. Mais de 15 mil crianças e adolescentes, 3.500 famílias e 5.000 pessoas da comunidade participaram ou foram atendidas pelo ECE-BH.
O que fazemos
O Instituto BH Futuro é um hub de inovação social com projetos culturais, esportivos, educacionais e de fomento à inovação e empreendedorismo para crianças e adolescentes do Aglomerado da Serra em Belo Horizonte. São realizados cursos diversos, como o de jovem aprendiz, educação de jovens e adultos e cursos profissionalizantes.
Nosso DNA
Somos empreendedores e educadores, pessoas que trabalham com disciplina e mãos na massa. Gostamos de idealizar e tornar sonhos reais por meio da construção de relações éticas e responsáveis. Atuamos e trabalhamos com muita perseverança e dedicação para transformar a realidade de forma positiva, com base no desenvolvimento humano e social, cuidado com o meio ambiente, observando todas as oportunidades que surgem. Quando representamos nossa instituição, procuramos sempre agregar valor.
Objetivos
Queremos ser um grande hub social de iniciativas inovadoras, apoiando o empreendedorismo local, potencializando micros e pequenas empresas e projetos da comunidade. Nosso foco passa a ser o de desenvolver junto a empresas, governo, universidades, organizações sociais e sociedade, programas e parcerias que possibilitem a educação de crianças e adolescentes, por meio do aprimoramento de suas competências e habilidades, para sua inserção no mercado de trabalho com base na educação empreendedora e na inovação.
O propósito das nossas atividades está para além de ensinar técnicas. Queremos educar a criança e formar um jovem capacitado, transmitir valores e ética nas atitudes do dia a dia; estimular habilidades e competências necessárias aos futuros profissionais e ao empreendedorismo como forma de autonomia e cidadania para que se reconheçam cidadãos globais e aptos a serem protagonistas na transformação de um mundo melhor.