Você sabe quem foi Salvador Dalí e sua importância para a história da arte?
Se você já leu o texto disponibilizado no site do Instituto HB Futuro, certamente já leu um pouco sobre o famoso pintor surrealista.
Chamado muitas vezes de “O Mestre do Surrealismo”, Salvador Dalí foi um pintor e escritor espanhol e ficou conhecido por suas obras com influências oníricas do Surrealismo. Algumas de suas obras eram consideradas bizarras, outras eram rotuladas como “fotografias de sonhos pintadas à mão”. Uma das mais famosas, “A Persistência da Memória”, finalizada em 1931, possui diversos relógios derretidos e foi citada no texto sobre Surrealismo, encontrado no site do Instituto.
Figura excêntrica e com um estilo único, Dalí era extravagante até no seu modo de vestir, suas roupas possuíam cores vibrantes e seu bigode longo e para cima formava uma marca registrada. Hoje, sua figura é lembrada com facilidade.
Embora seja mais conhecido por suas obras plásticas, Dalí foi um artista completo e trabalhou em diversas áreas como o cinema, literatura, escultura, ilustração e fotografia. Uma dessas participações foi com o criador do nosso famoso Mickey: Walt Disney
Em 1945, Walt Disney fez uma parceria com Salvador Dalí, a ideia era trabalhar em um filme de animação chamado “Destino”. O pintor trabalhou em 22 pinturas a óleo e inúmeros desenhos para desenvolver o projeto, no entanto, o filme foi arquivado por razões financeiras, deixando apenas 15 segundos finalizados.
Depois, em 1999, Disney decidiu reiniciar a produção, estudaram todos os desenhos e pinturas do pintor, bem como os storyboards (lembram deles? Já estamos essa técnica), e, com isso criaram um curta de 6 minutos, lançado em 2003.
Vocês podem conferir o longa clicando no vídeo abaixo:
Texto de Mariana Félix