O MOVIMENTO SURREALISTA

Você já teve um sonho estranho que não possuía lógica alguma? Sonhou que estava voando, mas não tinha asas? Que tal os sonhos onde é perseguido por algo, mas nunca descobre o que realmente o persegue? Ou que está com a boca cheia de terra e não consegue falar? Que está em uma sala circular com diversos objetos que nunca viu?

Pois saiba que tais sonhos são comuns, e tiveram grande importância para artistas que usavam dos sonhos para a criação: os surrealistas.

O surrealismo foi um movimento artístico que surgiu em Paris, no início do século XX.

A arte surrealista tem como característica principal a manifestação de temas imaginários, absurdos, que utilizam de interpretação de sonhos e de liberdade da mente para ser produzida. Valorizava a liberdade criativa e o inesperado, e rompia com a lógica e com a necessidade de expressão racional.

Como todo movimento nas artes, o surrealismo teve seus artistas representantes, e várias de suas obras são conhecidas como uma das mais importantes na História da Arte. Você conhece algum artista surrealista? Não? Aposto que sim.

Vamos conhecê-los?

  1. Max Ernst

Pintor e escultor surrealista alemão, as obras de Ernst eram uma mistura de técnicas como colagem, pintura e fotografia, utilizando vários materiais como lápis, caneta e guache. Produzia em várias dimensões, e usava o imaginário e os sonhos como fonte principal de inspiração.

O Triunfo do Surrealismo (1937). Óleo sobre tela.

  1. Salvador Dalí

Pintor e escritor espanhol, Dalí provavelmente é hoje a figura referência para o movimento surrealista. Assim como os artistas desse movimento, suas obras eram influenciadas por sonhos. Dalí chegou a definir seu processo como “crítico” e “paranoico”. Na sua obra “A Persistência da Memória”, podemos ver relógios derretendo espalhados pela tela, a única fonte de vida são formigas e moscas, o quadro possui diversas interpretações.

A Persistência da Memória (1931) – Óleo sobre tela

  1. Tarsila do Amaral

Foi uma importante artista plástica brasileira, do período modernista e com forte influência surrealista. Seu quadro mais famoso, o “Abaporu”, foi pintado em 1929, a pintora descreve a obra como sendo imagens de seu subconsciente, algo muito utilizado pelos artistas surrealistas.

Abaporu (1929) – Óleo sobre tela

Alguns dos artistas surrealistas gostavam de “colecionar” sonhos de outras pessoas, chegando a pedir um relato de todos para usá-los posteriormente em suas obras. Em alguns trabalhos, podemos ver o uso de objetos estranhos e espalhados pela tela, que aparentemente não possuem relação entre si.

A arte surrealista não foi expressada apenas às artes plásticas, mas também na literatura, no teatro e no cinema.

E você, conhece algum trabalho com características surrealistas?

Texto: Mariana Félix

Comece a ajudar!

Sua ajuda é muito importante!

Clique na forma de pagamento que preferir:




Você pode fazer uma doação por PIX

Captura de Tela 2022-03-07 às 15.05.35

Se preferir você pode doar creditando na conta do Instituto BH Futuro:

Transferência direta – Banco Santander

DADOS BANCÁRIOS
Instituto BH Futuro, CNPJ 28.247.706/0001-71
Banco Santander (033), Agência 4275,
Conta corrente 13005159-8