benefícios do Voluntariado corporativo

VOLUNTARIADO CORPORATIVO E SEUS BENEFÍCIOS

Você conhece o voluntariado corporativo? Se você está trabalhando atualmente em uma empresa que está procurando maneiras significativas de fazer mais pela comunidade local em que está trabalhando, saiba que há muitas maneiras de retribuir.

A arrecadação de fundos é geralmente a opção mais comentada, mas muitas empresas estão agora olhando para o voluntariado corporativo e vendo os benefícios tanto para as organizações que apoiam quanto para seus funcionários.

No entanto, antes de olhar para os benefícios do voluntariado, devemos primeiro nos perguntar: o que é o voluntariado corporativo?

O que é voluntariado corporativo

O voluntariado corporativo pode ser definido como iniciativas em que os empregadores fornecem apoio ou incentivo para seus funcionários se voluntariarem em organizações sem fins lucrativos que apoiam a comunidade local ou boas causas.

Muitas vezes, essas organizações estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Mas o que isso realmente significa na realidade?

Em sentido amplo, o voluntariado corporativo é uma forma de as empresas contribuírem para a comunidade. As empresas muitas vezes incentivam seus funcionários a se voluntariar, permitindo folga remunerada que eles usam em uma organização sem fins lucrativos de sua escolha ou em uma indicada pelo empregador.

Cada vez mais, as empresas estão recorrendo à tecnologia para adicionar estrutura às atividades de voluntariado e, em resposta ao Covid-19, a tecnologia também permitiu o voluntariado digital na forma de projetos que permitem que as habilidades de negócios sejam implantadas em prol da boa causa.

Atualmente, tanto o mundo corporativo quanto a sociedade como um todo estão promovendo a noção de que os empregadores não são apenas responsáveis ​​pela geração de empregos e lucros, mas também devem pensar em como suas organizações afetam a sociedade e o público em geral.

Quais são os benefícios do voluntariado corporativo?

Há muitos benefícios que resultam de dar aos funcionários a chance de serem voluntários – muitas vezes para as três partes envolvidas, o empregador, o empregado e a causa beneficente.

Apoio qualificado para ONGs

Dar aos funcionários a oportunidade de se voluntariar dá a muitas ONGs acesso a pessoas altamente qualificadas que eles não poderiam ter conseguido de outra forma.

Com a estrutura certa, as organizações sem fins lucrativos podem fazer muito mais com o valioso tempo dos funcionários do que ajudá-los na captação de recursos, seja trabalhando com seus profissionais de marketing para melhorar sua estratégia de marca ou com o pessoal operacional para melhorar a eficiência interna.

Funcionários mais engajados

Quanto mais os funcionários são incentivados a se voluntariar, mais engajados ficam no local de trabalho. Isso inclui maior produtividade, satisfação dos funcionários e maior moral.

Os funcionários cujos empregadores implementam programas de voluntariado são mais engajados e relatam níveis mais altos de autonomia e apoio de seus colegas de trabalho e supervisores.

Habilidade e desenvolvimento pessoal dos funcionários

O voluntariado oferece aos funcionários uma nova perspectiva e ainda mais chances de crescer. Isso lhes dá oportunidades de liderança e aprendizado que podem não estar prontamente disponíveis no local de trabalho. Além disso, permite trabalhar com diferentes recursos, novas equipes que, por sua vez, abrem os olhos para diferentes desafios e estimulam a criatividade.

Satisfação dos funcionários

Ter funcionários envolvidos em eventos socialmente construtivos pode fortalecer o vínculo entre eles e dentro da própria empresa.

Benefícios pessoais para os funcionários

O voluntariado pode ter alguns benefícios pessoais incríveis para os funcionários. Isso pode ajudar os funcionários a sair de sua zona de conforto e dar a eles uma maneira significativa de usar as habilidades adquiridas em sua vida profissional para beneficiar uma instituição de caridade.

Isso pode ser extremamente eficaz para fazer os funcionários se sentirem valorizados e permitir que eles vejam o quão importante são suas habilidades. Pessoas que se voluntariam relatam níveis mais baixos de estresse, maior autoconfiança e risco reduzido de depressão, o que não é apenas um benefício para os funcionários, mas também para os empregadores.

Recrutamento e retenção

Um ambiente estimulante pode atrair mais candidatos, e provavelmente os melhores. Um número crescente de empresas está procurando funcionários que sejam proativos, enérgicos e dedicados.

Para que as organizações modernas possam competir de forma eficaz, elas precisam ter funcionários que não sejam apenas talentosos em seus campos, mas também estejam psicologicamente conectados ao seu trabalho e totalmente comprometidos com seu trabalho e com o alcance de altos padrões de qualidade.

Um programa de voluntariado corporativo eficaz ajuda a atrair, engajar, motivar e reter uma força de trabalho motivada.

Forte apelo à geração de propósitos

As gerações de Millennials e Geração Z são frequentemente chamados de geração de propósitos. Um nome que ganharam devido ao seu compromisso em mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor.

Com a geração de propósito crescendo no local de trabalho a cada ano, estamos vendo uma mudança em direção a uma força de trabalho que se preocupa não apenas com o salário líquido, mas também com o bem corporativo.

Essa mudança tornou vitais iniciativas como o voluntariado corporativo para atrair e reter jovens funcionários altamente qualificados e socialmente conscientes. Ao fornecer um programa de voluntariado, as empresas estão mais alinhadas aos valores dos funcionários e permitem que os funcionários apoiem as causas com as quais se alinham.

Valorização humana através do voluntariado corporativo

Como você pode ver, há uma série de benefícios em oferecer aos funcionários oportunidades de voluntariado.

O benefício percebido pelos trabalhadores que deles participam é que eles não se sentem apenas parte de um sistema econômico, mas de uma organização que valoriza seu valor até do ponto de vista humano, uma empresa que se interessa também pela comunidade a que pertence.

Isso aumenta a estima que os funcionários têm pela empresa e melhora a cultura, permitindo que as empresas capitalizem os pontos fortes e as habilidades dos funcionários, ajudando-os a se tornarem mais fortes e crescerem dentro da organização.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Acesse nosso blog e mantenha-se atualizado.

Comece a ajudar!

Sua ajuda é muito importante!

Clique na forma de pagamento que preferir:




Você pode fazer uma doação por PIX

Captura de Tela 2022-03-07 às 15.05.35

Se preferir você pode doar creditando na conta do Instituto BH Futuro:

Transferência direta – Banco Santander

DADOS BANCÁRIOS
Instituto BH Futuro, CNPJ 28.247.706/0001-71
Banco Santander (033), Agência 4275,
Conta corrente 13005159-8