A palavra “desapego” pode ser assustadora para alguns.
Infelizmente, grande parte das pessoas associam essa palavra com ser emocionalmente frio e insensível. Mas o verdadeiro desapego é exatamente o oposto: ele nos deixa existir neste mundo plenamente, sem nos apegar a coisas ou situações que levam ao sofrimento.
Nós não precisamos vender todas nossas posses e nos tornarmos monges para realizar o desapego; apenas necessitamos compreender a importância de desapegar.
Confira agora neste artigo o conceito real do desapego e seus benefícios!
O que é o desapego?
Ser desapegado não significa ser frio ou uma pessoa emocionalmente morta. Ser desapegado é aprender a se livrar dos conceitos e emoções que nos causam sofrimento. Uma vez que deixamos de ser tão apegados a esses pensamentos, sentimos um enorme alívio e uma sensação intensa de alegria e bem-estar.
Quando simplesmente permitimos que nossas vidas se desenvolvam naturalmente, sem nos apegarmos a resultados, coisas, sentimentos ou opiniões, experimentamos o desapego real.
Pense nesse processo como a diferença entre a água em seu estado líquido e um cubo de gelo que lentamente derrete e volta a se tornar a água líquida. A água, assim como o desapego, flui com a vida praticamente sem esforço e de maneira pacífica, diferente dos cubos de gelo. A meta do desapego, portanto, é se tornar como a água: livre para a vida.
11 benefícios do desapego
Quando deixamos de nos apegar às situações interiores e exteriores, toda a nossa relação com a vida se modifica. Aqui estão alguns benefícios que você pode experimentar ao aprender a exercer o desapego:
- Deixar de ser guiado por suas emoções e ficar interessado nelas;
- Não ficar apegado aos desfechos, o que resulta em ser livre do receio, da ansiedade e da aflição que vem com o apego às expectativas;
- Ser mais interessado, livre e franco porque não tem nenhum desejo ou anseio predeterminado;
- Ficar mais tranquilo e menos neurótico, o que quer dizer que suas relações irão melhorar completamente;
- Sentir-se constantemente relaxado e tranquilo porque não está apegado com seus pensamentos e sentimentos (e, no lugar, você os será testemunha como um “observador passivo”);
- Tornar-se mais resistente quando enfrentar a perda e a morte porque não está apegado às pessoas e compreende que grande parte das coisas são efêmeras;
- Ter um sentimento de liberdade expansiva porque não é mais um vassalo da mente;
- Ter um sentimento de plenitude porque não precisa ou quer nada em particular; você está alegre assim como está no momento presente;
- Experimentar mais sincronicidade conforme a vida se desenvolve sem esforço e espontaneamente;
- Sentir-se mais ancorado e conectado com a vida porque não está desorientado em apegos fundamentados em pensamentos – você, de fato, se envolverá com a vida de forma mais completa;
- Uma mente mais limpa e maior capacidade de identificar a verdade de maneira mais fácil;
- Sentir gratidão, solidariedade, amor, compaixão e felicidade permearem sua vida ao deixar de lado a urgência de perseguir a felicidade (o que cria infelicidade).
Praticando o desapego, gerando a solidariedade
Como vimos, o desapego gera diversos benefícios. Um dos mais evidentes é exatamente a questão da solidariedade.
É verdade que muitas vezes o materialismo nos consome e nos achamos cheios de coisas, mas vazios interiormente. Uma ótima maneira de reverter esse quadro é começar a se desapegar lentamente desses bens e, logo, você experimentará uma sensação de solidariedade e gratidão.
Um modo de realizar esse desapego é através da doação.
Considere o Instituto BH Futuro. Há mais de 19 anos de existência, o Instituto contribui para a transformações nas vidas de muitas crianças, adolescentes e jovens do Aglomerado da Serra. Mais de 15 mil crianças e adolescentes, 3.500 famílias e 5.000 pessoas da comunidade participaram ou foram atendidas pela nossa instituição.
Você pode começar a fazer doações com pequenos valores, que servirão como prática para o seu desapego, fará você mais livre do materialismo e, por fim, contribuirá com a vida de milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Comece a praticar agora mesmo seu desapego e tenha uma vida cheia de solidariedade e gratidão!
Quer saber mais sobre esses e outros assuntos? Acesse nosso blog e mantenha-se atualizado!