trabalho voluntário

Os benefícios do trabalho voluntário

Com a maioria de nós levando uma vida super ocupada, a ideia de ser voluntário – dedicando seu tempo e energia a uma causa sem recompensa financeira – pode parecer uma tarefa impossível.

Quero dizer, como podemos encaixar qualquer outra coisa em nossas agendas já lotadas?

No entanto, o voluntariado é importante por muitos motivos e não precisa tomar muito tempo. E, de fato, os benefícios do voluntariado são vastos para a pessoa em si – não apenas para a comunidade, indivíduo ou organização que recebe sua ajuda.

Então, por que o interesse pelo voluntariado? O filósofo grego Aristóteles disse certa vez que a essência da vida é “servir aos outros e fazer o bem”, e parece que um número cada vez maior de nós está começando a despertar e ver por que o voluntariado é importante.

As pessoas estão começando a entender como servir e ajudar umas às outras e comunidades diferentes beneficia não apenas os outros, mas também a nós mesmos.

Por que o voluntariado é importante?

O voluntariado é importante porque oferece ajuda essencial para causas valiosas, pessoas necessitadas e a comunidade em geral.

Na verdade, muitas organizações e instituições de caridade contam com a generosidade de voluntários, pois muitas vezes eles são apenas parcialmente financiados pelo governo ou conselhos locais e não podem pagar os salários de todos os seus funcionários.

Muitas organizações dependem quase exclusivamente de equipes de voluntários para ajudá-las a prosperar e realizar seu trabalho.

Quais são os benefícios do voluntariado?

Os benefícios do voluntariado para aqueles que recebem ajuda são claros. Seja proporcionando às crianças carentes aulas de inglês gratuitas ou recolhendo o lixo na praia local, os benefícios para o receptor e a comunidade em geral são parte do motivo pelo qual você decide ser voluntário em primeiro lugar

Mas você percebeu o quão importante o voluntariado pode ser para a pessoa que o faz? Na verdade, o voluntariado é benéfico para o executor por uma série de razões, incluindo redução do estresse, combate à depressão e proporcionando um senso de propósito.

E embora os estudos mostrem que quanto mais você se voluntaria, mais benefícios experimentará, o voluntariado não precisa envolver um compromisso de longo prazo. Até mesmo doar de maneira simples pode ajudar os necessitados e melhorar sua saúde e felicidade em geral.

Vamos dar uma olhada em porquê o voluntariado é importante com os sete principais benefícios desse ato altruísta.

  1. O voluntariado conecta você com outras pessoas

Se você está se sentindo solitário, isolado ou simplesmente deseja ampliar seu círculo social, o voluntariado em sua comunidade local é uma maneira importante – e muitas vezes divertida – de conhecer novas pessoas.

Na verdade, uma das melhores maneiras de fazer novos amigos e fortalecer relacionamentos existentes é se comprometer em uma atividade compartilhada, e o voluntariado permite que você faça exatamente isso.

Se você mudou recentemente para uma nova cidade ou país, o voluntariado é uma maneira importante e fácil de conhecer novas pessoas e também fortalece seus laços com a comunidade local e amplia sua rede de apoio. Além disso, conecta você a pessoas que têm interesses e paixões em comum e que podem vir a se tornar grandes amigas.

O voluntariado é uma forma importante e interessante de conhecer pessoas com as quais você normalmente não se conecta: pessoas de diferentes faixas etárias, etnias ou grupos sociais. Como o voluntariado está aberto a todos, ele permite que você conheça uma grande variedade de pessoas de todos os tipos de estilos de vida.

  1. O voluntariado aumenta a autoconfiança e a autoestima

Fazer o bem pelos outros e pela comunidade ajuda a criar um sentimento natural de realização. E trabalhar como voluntário também pode dar a você um senso de orgulho e identidade, ajudando a aumentar sua autoconfiança ao tirar você de sua zona de conforto natural e ambiente.

O voluntariado o ajuda a se sentir melhor consigo mesmo, criando uma visão mais positiva de sua própria vida e objetivos futuros.

Pesquisas mostram que o voluntariado pode ser particularmente útil e importante para aumentar a autoestima e a confiança de adolescentes que estão apenas começando sua jornada de vida.

Um estudo de 2017 da University of Missouri e da Brigham Young University que incluiu quase 700 crianças de 11 a 14 anos examinou como compartilhar, ajudar e confortar outras pessoas afetou a autoconfiança.

O estudo descobriu que comportamentos altruístas podem de fato aumentar os sentimentos de autoestima dos adolescentes e aqueles que ajudaram estranhos relataram maior autoestima um ano depois.

E um relatório da National Youth Agency parece corroborar essa evidência. Nele, jovens de 11 a 25 anos “enfatizaram repetidamente que o voluntariado havia aumentado sua autoconfiança, autoestima e autoconfiança”.

Este aumento da autoconfiança mostrou estar fortemente relacionado com a melhoria das habilidades de comunicação, especialmente entre os jovens voluntários que antes ficavam nervosos com a ideia de conhecer novas pessoas.

  1. O voluntariado é importante para a saúde física

Curiosamente, o voluntariado tem benefícios distintos para a saúde que podem impulsionar sua saúde mental e – talvez o mais surpreendente – física. Na verdade, um crescente corpo de evidências sugere que as pessoas que dedicam seu tempo aos outros podem se beneficiar com a redução da pressão arterial e uma vida útil mais longa.

Um estudo de 1999 mostrou que “altos voluntários” (ajudando em duas ou mais organizações) tinham uma taxa de mortalidade 63% menor do que os não voluntários.

E uma pesquisa mais recente (2013) da Carnegie Mellon University descobriu que adultos com mais de 50 anos que se voluntariavam regularmente eram menos propensos a desenvolver pressão alta (hipertensão) em comparação com os não voluntários.

A hipertensão é um importante indicador de saúde, pois contribui para derrames, doenças cardíacas e morte prematura.

O principal autor do estudo, Rodlescia Sneed, disse que a realização de trabalho voluntário pode aumentar a atividade física entre aqueles que normalmente não são muito ativos e também pode reduzir o estresse: “Muitas pessoas consideram o trabalho voluntário útil no que diz respeito à redução do estresse, e nós saiba que o estresse está fortemente ligado aos resultados de saúde. ”

É importante notar que os voluntários também parecem notar esses benefícios à saúde. De fato, um estudo de 2013 do UnitedHealth Group e do Optum Institute com mais de 3.300 adultos nos EUA revelou que 76% dos voluntários nos Estados Unidos disseram que isso os faz sentir fisicamente mais saudáveis.

Além disso, cerca de 25% disseram que o voluntariado foi importante para ajudá-los a gerenciar uma condição crônica de saúde.

  1. O voluntariado é importante para a saúde mental

Quando se trata de o voluntariado ser importante para a saúde mental, os benefícios são claros. Pode ajudar a neutralizar os efeitos do estresse, depressão e ansiedade. Na verdade, o aspecto do contato social de ajudar os outros pode ter um efeito profundo em seu bem-estar psicológico geral.

O voluntariado mantém você em contato regular com outras pessoas e o ajuda a desenvolver um sistema de apoio sólido, que por sua vez combate os sentimentos de solidão e depressão. O trabalho voluntário com animais também melhora o humor, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Por fim, o voluntariado aumenta a saúde mental simplesmente porque o torna mais feliz; o chamado ‘efeito do ajudante’. Os seres humanos estão programados para dar aos outros e, medindo a chamada atividade cerebral e os hormônios da felicidade, os pesquisadores descobriram que ser útil aos outros pode proporcionar um grande prazer.

Um estudo de 2008 da London School of Economics examinou a relação entre o voluntariado e a felicidade em um grande grupo de adultos americanos. Os pesquisadores descobriram que quanto mais pessoas se apresentavam como voluntárias, mais felizes ficavam.

Em comparação com pessoas que nunca se voluntariaram, a probabilidade de ser “muito feliz” aumentou 7% entre aqueles que se voluntariam mensalmente e 12% entre aqueles que se voluntariam a cada duas a quatro semanas.

  1. O voluntariado é importante para um senso de propósito

Como o voluntariado significa escolher trabalhar sem receber compensação monetária, as pessoas geralmente optam por dedicar seu tempo a questões ou organizações que consideram importantes ou com as quais têm uma conexão especial.

Por exemplo, se você adora animais, pode ser um voluntário em um abrigo para animais de estimação. Ou talvez você esteja vivendo ou se recuperou de uma doença e deseja dedicar algum do seu tempo livre para uma instituição de caridade que ajuda outras pessoas que vivem na mesma condição.

Esse tipo de voluntariado ajuda a resolver um problema social que é significativo para você e, por sua vez, ajuda a construir um senso de propósito, o que, além disso, aumenta sua própria felicidade.

Você pode tentar ser voluntário em qualquer idade para ajudar a construir um senso de propósito, mas muitas vezes é particularmente comum em adultos mais velhos. Qualquer que seja a sua história de vida, o voluntariado pode ser uma técnica importante para ajudar a dar um novo significado e direção à sua vida!

  1. O voluntariado ajuda você a esquecer seus próprios problemas

Um outro benefício do voluntariado é que focar nos outros pode nos dar um senso de perspectiva mais profundo e nos ajudar a nos distrair de pensamentos negativos e ajudar a parar a ruminação. O voluntariado muitas vezes envolve ajudar os necessitados e pode ser útil para nos mostrar que, de fato, nossas próprias vidas não são tão ruins quanto pensávamos.

  1. O voluntariado é importante para sua carreira

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a experiência de voluntariado pode ser extremamente útil. Mostra aos empregadores em potencial que você pode tomar iniciativa e que está disposto a dedicar seu próprio tempo para melhorar o mundo para outras pessoas.

Além disso, o voluntariado dá a você a oportunidade de praticar importantes habilidades comuns usadas no local de trabalho, como comunicação, trabalho em equipe, solução de problemas, planejamento e organização.

Se você não teve um emprego de tempo integral antes, o voluntariado é uma forma essencial de provar suas habilidades quando você vai para entrevistas de trabalho.

Além disso, se você acabou de se formar ou está procurando o primeiro emprego, o voluntariado é uma maneira importante e relativamente fácil de entrar na empresa com a qual gostaria de trabalhar.

Mesmo que não haja nenhuma chance imediata de emprego depois disso, o voluntariado pode ajudá-lo a fazer conexões para o futuro.

Alternativamente, se você já teve empregos e está considerando uma mudança de direção, o voluntariado é uma maneira importante e divertida de experimentar diferentes opções de carreira, especialmente se você não tiver certeza de para onde deseja ir em seguida.

O voluntariado oferece a você a chance de experimentar uma nova carreira sem se comprometer a longo prazo!

A importância do voluntariado

É claro que os benefícios do voluntariado são enormes – melhoria da saúde física e mental, novos amigos e prevenção da solidão, senso de propósito e autoconfiança mais profunda. Por sua vez, todas essas coisas ajudarão a aumentar sua felicidade geral: uma situação ganha-ganha para todos os envolvidos.

Se você está pensando em se voluntariar, pergunte a si mesmo algumas perguntas antes de mergulhar. Em primeiro lugar, pense realmente sobre as causas pelas quais você é apaixonado – isso significa que você tem mais probabilidade de aproveitar e manter o compromisso com o trabalho.

Em segundo lugar, você está procurando oportunidades regulares de voluntariado ou prefere um projeto único? Em terceiro lugar, que conjunto de habilidades você pode oferecer e o que pode esperar ganhar com o voluntariado?

Boa sorte quando você finalmente começar a trabalhar e certifique-se de se divertir – o voluntariado é importante – os benefícios são claros – mas é importante se divertir também!

Quer saber mais sobre esta e outras notícias? Acesse nosso blog e mantenha-se atualizado!

small_c_popup.png

Comece a ajudar!

Sua ajuda é muito importante!

Clique na forma de pagamento que preferir:




Você pode fazer uma doação por PIX

Se preferir você pode doar creditando na conta do Instituto BH Futuro:

Transferência direta – Banco Santander

DADOS BANCÁRIOS
Instituto BH Futuro, CNPJ 28.247.706/0001-71
Banco Santander (033), Agência 4275,
Conta corrente 13005159-8