Durante muito tempo, boa parte do terceiro setor preferiu não entrar de cabeça no mundo digital. Mesmo as ações mais básicas de marketing eram vistas com certa resistência por algumas organizações não-governamentais e sem fins lucrativos. A intenção era aparecer menos para focar em agir e ajudar o máximo possível.
Só que as dificuldades enfrentadas por essas organizações, entidades e movimentos sociais em geral sempre foram muito grandes. Se manter em atividade e com condições de atingir os objetivos propostos tem se tornado um desafio cada vez maior por todo o contexto do mundo atual.
Diante desse cenário, muitas ONGs perceberam a importância de investir em marketing e em presença digital. Passou a ser uma forma de se conectar com as pessoas, angariar novos voluntários e possibilitar investimentos para ter condições de manter os projetos ativos.
O marketing para o 3º setor e os avanços no mundo digital se tornaram as maneiras mais efetivas de atrair atenção, não para as organizações em si, mas para os projetos e as causas.
E é exatamente isso que tem feito a diferença. Existem maneiras muito positivas de aparecer na mídia e nas redes sociais e isso passou a ser explorado de forma mais satisfatória por grande parte das ONGs.
Vamos ver ao longo do artigo as estratégias e os benefícios que a presença no meio online estão trazendo para as organizações do terceiro setor. Você vai entender também como o marketing digital tem papel fundamental na hora de promover os projetos sociais.
Entenda o que é terceiro setor
É provável que a maioria das pessoas já tenha escutado falar no terceiro setor, mas talvez tenham dúvidas sobre o que ele significa exatamente. O termo foi criado pelos Estados Unidos através de uma divisão na qual o Estado é o primeiro setor, o mercado é o segundo setor e as organizações privadas sem fins lucrativos prestadoras de serviços públicos constituem o terceiro setor.
Ele é composto por um conjunto de ações e projetos voluntários realizados em prol da sociedade. Quem organiza e executa essas iniciativas são organizações não governamentais e que não visam o lucro.
As ONGs, como são mais conhecidas, podem ter atuação em causas distintas e são independentes dos demais setores. Porém, é bastante comum encontrarmos parcerias entre essas organizações, o Estado e o mercado, tudo visando mais apoio, condições, visibilidade e recursos para realização dos projetos.
Importância e benefícios do marketing para o terceiro setor
Quando o objetivo é atrair o público ideal, nada pode ser mais eficaz na atualidade que o marketing digital. Com as ações certas de comunicação e divulgação, o ambiente digital permite a conquista de um alcance inigualável.
No caso específico do terceiro setor, a criação de estratégias online tem tudo para atingir um vasto público que compartilha das mesmas ideias, valores e objetivos. Ou seja, o caminho para as ONGs conseguirem encontrar pessoas dispostas a colaborar de alguma maneira com as causas por elas defendidas passa diretamente pelo marketing digital.
Sem uma presença ativa no mundo digital, o alcance dos projetos e das ações propostas por uma organização serão pouco conhecidas e reconhecidas pelas pessoas. Como atrair voluntários, pessoas apaixonadas pelas mesmas causas, e como atrair investimentos, sem um trabalho de marketing que torne tudo isso visível?
Por isso o marketing para ONGs é tão importante. Dar visibilidade para causas tão nobres quanto as que são trabalhados no terceiro setor é fundamental para que isso seja disseminado por toda a sociedade.
Marketing social
É preciso criar um planejamento de marketing pensando nas características do terceiro setor. E nesse contexto, surge um importante braço do marketing com alguns princípios diferentes do que estamos habituados. O marketing social tem como objetivo minimizar ou mesmo resolver problemas sociais, sejam eles na saúde, na educação, na habitação, dentre outros.
É por meio da presença online e de um trabalho bem executado de marketing social que uma ONG conseguirá influenciar as pessoas em uma mudança de comportamento. E claro, o foco aqui nunca são os ganhos financeiros, mas sim atitudes que possam realmente contribuir para a melhora da sociedade. O marketing social torna as organizações mais fortes naquilo que elas se propõem a fazer.
Estratégias essenciais no marketing digital
Talvez você esteja se perguntando: quais estratégias devem ser usadas para conseguir recursos para o terceiro setor? O quê exatamente as organizações devem destacar em seu marketing digital e no seu trabalho nas redes sociais?
Uma delas é atrair a atenção do público que simpatiza com as causas da organização. A abordagem aqui não pode ser feita como acontece no mercado, que visa despertar o interesse do público-alvo para realizar uma venda.
Aqui é preciso mostrar paixão pela causa! As pessoas precisam se envolver com histórias reais, com ações humanas, com resultados já conquistados. Tudo isso gera mais interesse e envolvimento.
Uma forma de chegar e transmitir essa mensagem para o público é por meio da criação de conteúdos de valor. Sejam artigos, materiais informativos, dados estatísticos ou vídeos com relatos e histórias, o importante é municiar as pessoas interessadas com o máximo de detalhes, curiosidades e emoções.
O mundo digital favorece muito uma relação de proximidade com o público. E isso leva ao engajamento, que é extremamente importante nas estratégias de marketing. Quanto mais engajamento uma organização gera, mais visíveis se tornam suas causas, batalhas e necessidades.
O engajamento também é fundamental para gerar arrecadações, ações solidárias coletivas, angariar fundos e tudo mais que se fizer necessário para que um projeto possa ser mantido com sucesso.
Apresentar resultados, como um prova social, também fazem parte de uma boa estratégia de marketing. Mostre quantas pessoas foram ajudadas em um projeto específico e o quanto cada contribuição foi fundamental para isso.
Traga depoimentos de quem foi ajudado pela organização. Torne público o quanto aquela ONG, seus voluntários e todo mundo que apoiou e contribuiu de alguma forma foram essenciais para tornar melhor a vida de uma pessoa, um animal ou uma comunidade.
Quem se envolveu com aquela organização vai se sentir realizado, vai ficar satisfeito de ver bons frutos de sua atitude e poderá contribuir outras vezes. Outras pessoas, vendo a repercussão e os resultados positivos, poderão se interessar em também se engajar nas próximas oportunidades.
Atuação da IBHF no mundo digital
O Instituto BH Futuro, conhecido como IBHF, começou sua história há quase 20 anos no Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte. Por ser um hub de inovação social com projetos culturais, esportivos, educacionais e de fomento à inovação e empreendedorismo, o IBHF tem atuado de maneira sólida e efetiva no mundo digital.
Por meio de seu site e das redes sociais utilizadas, o IBHF consegue falar dos projetos sociais, da importância de cada uma das causas defendidas e mostrar na prática tudo que vem acontecendo.
Como dissemos ao longo do artigo, essa é uma ótima forma de interagir, engajar e atingir as pessoas certas. O IBHF oferece canais de comunicação e contato, o que aumenta a relação de confiança e transparência com o público que contribui por meio de doações e/ou divulgações.
É a maneira mais eficaz de manter a roda girando. Assim milhares de crianças são auxiliadas todos os anos pelo IBHF, e cada vez mais pessoas passam a conhecer e ajudar diretamente com todos os projetos em andamento.