desapego

O desapego e seus benefícios

A palavra “desapego” pode ser assustadora para alguns.

Infelizmente, grande parte das pessoas associam essa palavra com ser emocionalmente frio e insensível. Mas o verdadeiro desapego é exatamente o oposto: ele nos deixa existir neste mundo plenamente, sem nos apegar a coisas ou situações que levam ao sofrimento.

Nós não precisamos vender todas nossas posses e nos tornarmos monges para realizar o desapego; apenas necessitamos compreender a importância de desapegar.

Confira agora neste artigo o conceito real do desapego e seus benefícios!

O que é o desapego?

Ser desapegado não significa ser frio ou uma pessoa emocionalmente morta. Ser desapegado é aprender a se livrar dos conceitos e emoções que nos causam sofrimento. Uma vez que deixamos de ser tão apegados a esses pensamentos, sentimos um enorme alívio e uma sensação intensa de alegria e bem-estar.

Quando simplesmente permitimos que nossas vidas se desenvolvam naturalmente, sem nos apegarmos a resultados, coisas, sentimentos ou opiniões, experimentamos o desapego real.

Pense nesse processo como a diferença entre a água em seu estado líquido e um cubo de gelo que lentamente derrete e volta a se tornar a água líquida. A água, assim como o desapego, flui com a vida praticamente sem esforço e de maneira pacífica, diferente dos cubos de gelo. A meta do desapego, portanto, é se tornar como a água: livre para a vida.

11 benefícios do desapego

Quando deixamos de nos apegar às situações interiores e exteriores, toda a nossa relação com a vida se modifica. Aqui estão alguns benefícios que você pode experimentar ao aprender a exercer o desapego:

  1. Deixar de ser guiado por suas emoções e ficar interessado nelas;
  2. Não ficar apegado aos desfechos, o que resulta em ser livre do receio, da ansiedade e da aflição que vem com o apego às expectativas;
  3. Ser mais interessado, livre e franco porque não tem nenhum desejo ou anseio predeterminado;
  4. Ficar mais tranquilo e menos neurótico, o que quer dizer que suas relações irão melhorar completamente;
  5. Sentir-se constantemente relaxado e tranquilo porque não está apegado com seus pensamentos e sentimentos (e, no lugar, você os será testemunha como um “observador passivo”);
  6. Tornar-se mais resistente quando enfrentar a perda e a morte porque não está apegado às pessoas e compreende que grande parte das coisas são efêmeras;
  7. Ter um sentimento de liberdade expansiva porque não é mais um vassalo da mente;
  8. Ter um sentimento de plenitude porque não precisa ou quer nada em particular; você está alegre assim como está no momento presente;
  9. Experimentar mais sincronicidade conforme a vida se desenvolve sem esforço e espontaneamente;
  10. Sentir-se mais ancorado e conectado com a vida porque não está desorientado em apegos fundamentados em pensamentos – você, de fato, se envolverá com a vida de forma mais completa;
  11. Uma mente mais limpa e maior capacidade de identificar a verdade de maneira mais fácil;
  12. Sentir gratidão, solidariedade, amor, compaixão e felicidade permearem sua vida ao deixar de lado a urgência de perseguir a felicidade (o que cria infelicidade).

Praticando o desapego, gerando a solidariedade

Como vimos, o desapego gera diversos benefícios. Um dos mais evidentes é exatamente a questão da solidariedade.

É verdade que muitas vezes o materialismo nos consome e nos achamos cheios de coisas, mas vazios interiormente. Uma ótima maneira de reverter esse quadro é começar a se desapegar lentamente desses bens e, logo, você experimentará uma sensação de solidariedade e gratidão.

Um modo de realizar esse desapego é através da doação.

Considere o Instituto BH Futuro. Há mais de 19 anos de existência, o Instituto contribui para a transformações nas vidas de muitas crianças, adolescentes e jovens do Aglomerado da Serra. Mais de 15 mil crianças e adolescentes, 3.500 famílias e 5.000 pessoas da comunidade participaram ou foram atendidas pela nossa instituição.

Você pode começar a fazer doações com pequenos valores, que servirão como prática para o seu desapego, fará você mais livre do materialismo e, por fim, contribuirá com a vida de milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Comece a praticar agora mesmo seu desapego e tenha uma vida cheia de solidariedade e gratidão!

Quer saber mais sobre esses e outros assuntos? Acesse nosso blog e mantenha-se atualizado!

small_c_popup.png

Comece a ajudar!

Sua ajuda é muito importante!

Clique na forma de pagamento que preferir:




Você pode fazer uma doação por PIX

Se preferir você pode doar creditando na conta do Instituto BH Futuro:

Transferência direta – Banco Santander

DADOS BANCÁRIOS
Instituto BH Futuro, CNPJ 28.247.706/0001-71
Banco Santander (033), Agência 4275,
Conta corrente 13005159-8