Nunca o futuro e inclusão foram tão discutidos como nesse atual momento. A sociedade contemporânea vive em constante transformação, impulsionada pelo avanço científico e tecnológico. No entanto, esta evolução acentua um problema estrutural: a desigualdade social no Brasil, que se reflete diretamente no mapa da exclusão digital e econômica. Para milhares de crianças e jovens em comunidades como o Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, o acesso à tecnologia básica e às suas inovações ainda é um privilégio.
No Instituto BH Futuro, encaramos este desafio de frente. A tecnologia é a nossa ponte. Nosso objetivo não é apenas disponibilizar computadores, mas sim construir conhecimento, apropriando-se de instrumentos tecnológicos para garantir a inclusão social plena. Investimos na capacitação tecnológica para crianças em vulnerabilidade como estratégia de resgate da cidadania. Acreditamos que o acesso à informação e às ferramentas digitais é essencial para que o indivíduo se sinta mais seguro e participativo nesta nova sociedade. Essa é a nossa visão para o futuro e inclusão na educação.
A verdadeira inclusão: do consumo à criação
O conceito de inclusão digital é frequentemente simplificado: muitas vezes, é erroneamente caracterizado apenas pelo número de pessoas com acesso à informática. No entanto, como aponta o autor Marco Antônio Pereira Araújo, a verdadeira inclusão não é só oferecer a tecnologia, mas sim a integração perfeita dos indivíduos na sociedade. A inclusão digital só é efetiva quando damos condições ao cidadão de dominar a informação e o conhecimento, e de saber classificá-los, produzi-los e disseminá-los.
Aqui, no Espaço de Inovação do Instituto BH Futuro, nós transformamos o jovem de mero consumidor em um produtor de conhecimentos e serviços. Por meio de oficinas de informática e robótica (como o uso da impressora 3D), as crianças desenvolvem o pensamento crítico e se sentem capazes de interagir e competir com igualdade na busca de seus sonhos. É vital que a escola e as organizações sociais sofram transformações frente a essa nova realidade. É por isso que a capacitação tecnológica para crianças em vulnerabilidade é o motor do nosso trabalho.
Rompendo o ciclo da exclusão socioeconômica
A exclusão digital não é um problema isolado; ela está intimamente ligada à exclusão social e econômica. Permitir a exclusão digital é, portanto, contribuir para o aumento da injustiça social. O Instituto BH Futuro atua em conformidade com a Política Nacional de Assistência Social, enquadrando-se como proteção social básica, visando prevenir situações de risco por meio do fortalecimento dos vínculos comunitários.
Ao oferecermos futuro e inclusão na educação tecnológica de ponta, nós miramos o fim do ciclo de marginalização. Os benefícios dessa inclusão se estendem não apenas ao fator profissional, facilitando a inserção no mercado de trabalho , mas também ao fator pessoal, ao devolver a autonomia e a consciência do mundo. Conforme o artigo de Marco Antônio Pereira Araújo (intitulado “A Inclusão Digital como Estratégia para Resgate da Cidadania…”), essa estratégia é fundamental para o resgate da cidadania.
Parceria estratégica: investindo na geração de criadores
O futuro e inclusão na educação não se constrói apenas com boas intenções. É necessário um investimento eficaz e massivo em ações de inclusão. Aqui no Instituto, nosso modelo de Tecnologia Social proporciona resultados concretos:
- Conexão ESG/ASG: O nosso foco na inclusão tecnológica está diretamente ligado ao pilar “S” (Social) das práticas ESG (Ambiental, Social e Governança).
- Mensuração de Impacto: O Instituto BH Futuro oferece transparência e relatórios claros, mostrando o Retorno sobre o Investimento Social (ROIS). Seu investimento não é apenas uma doação; é um aporte estratégico em capital humano e transformação de território.
- Foco na Redução de Barreiras: Ao financiar a capacitação tecnológica para crianças em vulnerabilidade no Aglomerado da Serra, sua empresa contribui diretamente para a redução das desigualdades e prepara uma nova geração de profissionais para o mercado de BH. Nosso trabalho reforça o papel fundamental da inclusão digital na redução das barreiras tecnológicas e na busca por equidade, como afirma o PET de Sistemas de Informação da UFSM.
O futuro começa aqui, hoje
O Instituto BH Futuro está construindo mais que um espaço de inovação; estamos construindo oportunidades. Cada conhecimento em informática adquirido, cada protótipo criado e cada sonho realizado é um passo em direção a um futuro mais justo.
No mundo atual, deixar o indivíduo sem acesso à tecnologia é contribuir para a sua exclusão. Mas aqui enxergamos o potencial de cada criança. Elas estão prontas para usar a tecnologia para buscar novos conhecimentos e novas vivências. O futuro e inclusão na educação está sendo escrito agora, nas telas dos computadores, nas câmeras fotográficas e nos projetos 3D do nosso Instituto.
Abrace essa causa. Juntos, transformamos a tecnologia de barreira em um trampolim de oportunidades.
Se você se inspirou em nossa metodologia e deseja ser um agente direto dessa transformação:
Empresas e Parceiros: Invista em nosso programa de tecnologia! Entre em contato com nosso setor de captação para discutir parcerias ESG e os benefícios fiscais de apoiar o futuro e inclusão na educação em BH.
Comunidade e Pessoas Físicas: Visite a sede, seja um voluntário ou faça uma doação através do nosso site. Cada recurso investido é transformado em capacitação tecnológica para crianças em vulnerabilidade.
Faça parte do futuro com o Instituto BH Futuro!
Conheça mais do nosso dia a dia seguindo o nosso perfil do Instagram
Seja um parceiro do Instituto BH Futuro

