emoções

Aprendemos com as emoções

Aprendemos com as emoções – O ser humano é um ser social e afetivo. Ele necessita de estabelecer relações, ou seja, há a necessidade por parte dele de estabelecer relacionamentos, bem como o de se sentir amado e querido pela sociedade, amigos ou família. onde quer que estejamos, assim nos procedemos e no ambiente escolar, não poderia ser diferente: aprendemos quando nos sentimos bem consigo mesmo, e com os que se encontram ao nosso redor, como: professores, amigos e outros. o aprendizado está diretamente relacionado com as nossas emoções.

“A palavra emoção tem a sua origem no verbo mover, que significa tudo ou aquilo que nos faz movimentar ou mexer, e isto só ocorre quando nos sentimos motivados ou impulsionados a fazer algo ou tomar alguma atitude”, nos dizem os especialistas. Querer ir para a escola, se sentir bem neste ambiente, ter um vínculo positivo com o professor, são fundamentais para o aprendizado da criança, e do adulto também.

Somos seres integrais, dotados de sentimentos, emoções, pensamentos e experiências, que fazem de nós seres únicos, e desta forma levamos esta bagagem de vivencias e emoções em todo e qualquer conhecimento e aprendizagem que agregamos. Segundo o neuropsicólogo Alberto Sanches isto ocorre “porque a amígdala, parte do cérebro responsável pelo processamento das emoções, também atua de maneira ativa nas áreas da cognição, memória, atenção e raciocínio.”

vemos no nosso dia a dia essa relação. Por exemplo, quando desenvolvemos uma ansiedade muito grande, que compromete a nossa vida, nossa rotina, a nossa capacidade de atenção e concentração fica deficitária, com dificuldades para absorver novos conteúdos e informações, o que acaba provocando um fraco rendimento escolar. Essa é a queixa de muitos jovens na época do vestibular, estudantes de mestrado etc. A vida acadêmica fica seriamente comprometida diante de um quadro de ansiedade.

Para que a aprendizagem ocorra de maneira eficaz e duradoura, é necessário que ela desperte no aprendiz alguma emoção ou significado, pois quanto maior for o interesse e a motivação por determinado assunto ou tema, mais fácil irá absorver o conteúdo e terá facilidade na aquisição deste conhecimento. Em contrapartida, quando um fato gera forte angústia ou carga emocional, podem ser provocadas falhas temporárias na atenção e na concentração, impedindo o desenvolvimento de uma nova aprendizagem, e gerando no indivíduo o chamado “branco” em provas ou atividades escolares.

por isso é tão importante prestarmos atenção nas nossas  emoções, nos nossos sentimentos. Tentar entender o que está  acontecendo conosco nestes termos: estou alegre, triste, ansioso, angustiado? Entender este momento vai nos ajudar em momentos tão importantes como o processo de aprendizado.

Texto de Lívia Boaretto Lima – psicóloga do Instituto BH Futuro

Comece a ajudar!

Sua ajuda é muito importante!

Clique na forma de pagamento que preferir:




Você pode fazer uma doação por PIX

Captura de Tela 2022-03-07 às 15.05.35

Se preferir você pode doar creditando na conta do Instituto BH Futuro:

Transferência direta – Banco Santander

DADOS BANCÁRIOS
Instituto BH Futuro, CNPJ 28.247.706/0001-71
Banco Santander (033), Agência 4275,
Conta corrente 13005159-8