Este é o projeto da web série “MIGAS!!!” feitas por educandos do Instituto BH Futuro e dirigida pelo educador da Oficina de Teatro e Circo.
Argumento
“Web séries” são séries distribuídas online e com episódios mais curtos que os das séries televisivas comuns. Surgem do processo de convergência da web com a televisão, no primeiro tempo como uma extensão das séries televisivas, para depois ampliar-se em um formato com narrativa e especificidades próprias. A história do formato começa entre 1995 e 1997, quando Scott Zakarin criou “The Spot”, um projeto de web série interativa inovadora que transpassava as barreiras técnicas da época. Com o desenvolvimento tecnológico, essas limitações foram diminuindo cada vez mais, e agora milhões de pessoas tem acesso a internet rápida e móvel, podendo consumir audiovisuais instantaneamente em qualquer lugar. E é essa forma de consumo e distribuição que molda as peculiaridades do formato.
As web séries despontam da necessidade do espectador de consumir um conteúdo que possa ser assistido casualmente, enquanto espera na fila de um banco ou no intervalo do trabalho, por exemplo. Por isso, os episódios das web séries variam entre 3 e 10 minutos de duração, mantendo uma narrativa mais concisa e adequada ao contexto de uso. Além disso, essa casualidade demanda histórias que não sejam complexas a ponto de exigir atenção total do usuário a fim de ser entendida, como acontece em algumas séries televisivas.
Outra característica que a distribuição pela internet oferta é a liberdade criativa. Seja de um produtor independente ou vinculada a uma emissora, as web séries não enfrentam as mesmas limitações de um conteúdo televisionado, o que incentiva a geração de conteúdos mais ricos e inovadores. Desse modo, a facilidade e acessibilidade da distribuição online, transforma a web série em um formato midiático com oportunidades nos mais diversos nichos.
Sobre
“MIGAS!!!”, surgiu do desejo de continuidade de duas educandas do grupo Avançado das Oficinas de Teatro e Circo, com as pesquisas em roteiros e dramaturgias brasileiras. Neste momento pandemia, onde os olhares estão
voltados ainda mais para as redes sociais, pensamos em criar um produto audiovisual que fosse veiculado e exibido nas redes, oriundo destas pesquisas. A proposta de um diálogo divertido, natural, de duas amigas relatando um pouco de suas realidades neste momento de pandemia de COVID -19.
O nome vem da forma carinhosa, popular e informal, com o mesmo sentido de amiga, aquela com quem se tem uma relação de amizade ou de companheirismo: miga, preciso falar com você urgente!
A proposta que cada semana, seja publicado um episódio inédito da web série. Para que proporcione no espectador do desejo de acompanhar cada evolução da série.
Mesmo com todas limitações tecnológicas, pensamos em encarar este desafio, transportando para o espectador, uma realidade natural, por exemplo: se tiver algum “delay” ou algo que aconteça na rede, isso será parte de dramaturgia real. Só será realmente parado ou regravado, se algum problema técnico impossibilitar o entendimento. Pois isso é algo que estamos presenciando, mesmo dentro de grandes veículos de mídia em massa.
Sinopse:
Duas amigas voltam a conversar depois de meses sem se falar, durante este período de quarentena. Elas relatam o dia a dia forma divertida em tempos de pandemia.
DINAMICA DO TRABALHO SEMANAL
Segundas feiras:
Levantamento de temas.
Neste dia cada é pensado e pesquisado o que poderá ser levado para a reunião de pautas, cada um (a), traz temas pesquisados da internet, do dia a dia, de ideias criativas. Para este dia, dedica-se 2 horas para realização deste trabalho.
Terças feiras:
Reunião de pauta/ brainstorming / Processo Criativo
Na reunião de pauta, é o dia em que trazemos os temas levantados, para elaboração do roteiro dramático. São realizadas “escaletas”, (A escaleta é um instrumento de visualização do roteiro em seu conjunto, uma espécie de
plano de vôo detalhado, cena a cena. A palavra lembra “esqueleto”, e é mais ou menos disso que se trata: as cenas darão corpo a esse esqueleto, que as manterá articuladas). A partir desta reunião é decidido o tema que será abordado no episódio que será gravado nesta semana. Para este dia, dedica-se no máximo 2 horas.
Quarta feiras:
Criação do roteiro – oficina de roteiro
Na criação do roteiro é o dia de transformar as ideias em cena, usando as escaletas como ferramenta de criação para o roteiro, dentro dos moldes de roteiro cinematográfico tradicional. Para este dia, dedica-se no máximo 2 horas.
Quintas feiras:
Ensaios
É realizado trabalho de construção das personagens, preparação do elenco/atrizes para ambientação e formulação dos temas. Para este dia, dedica-se no máximo 2 horas.
Sextas feiras:
Gravação
Neste trabalho é realizado um ensaio técnico, como de entonação, de movimentos possíveis da ação, das personagens, em seguida gravar. A gravação demanda um cuidado com o conteúdo, é feita as claquetes de takes,
para que o editor se oriente na hora da edição, é observado o áudio, as câmeras, tudo como “manda o figurino” em um set de gravação. No caso proposto para o Migas são usados três elementos de mídias para gravação do conteúdo. 2 celulares das atrizes e o computador do diretor/editor. Cada pessoa está em sua residência. Este computador capta os áudios e vídeos das atrizes através de um aplicativo, e este material é editado posteriormente. Para este dia, dedica-se no máximo 3 horas.
Sábado:
Edição
Por um programa de computador (Adobe Première) ele mixa o material elaborado. Através das claquetes ele se orienta para saber qual take é o para editar, também neste dia é editado letreiros, som e demais imagens que integram o material cinematográfico. Depois de editado este material é “renderizado” para o formado que será exibido online. Assim que renderizado, é feita a revisão do episódio. Para este dia, dedica-se no máximo 3 horas.
EXIBIÇÃO
Por fim, o material já editado é enviado para administrador (a) das redes do Instituto BH, é programado um dia para que semanalmente tenha um episódio inédito da web série.
Ficha técnica:
Web Série: MIGAS!!!
Duração: 3mim (em média) – por episódio
Exibição: Instagram e Facebook do Instituto BH Futuro
Atrizes: Giovanna Lima e Gabriela Itelvino.
Orientação de roteiro cinematográfico: Allan Calisto
Roteiristas: Gabriela Itelvino, Giovanna Lima e Allan Calisto.
Orientação, edição e direção: Allan Calisto