tecnologia nos jovens

O MUNDO DIGITAL E A JUVENTUDE

Ao ver a perspectiva da juventude contemporânea, os desafios únicos que enfrentam diariamente são evidentes: conflitos com colegas e pais, combinados com pressões diárias, formam uma situação insistente de estresse. Fatores contextuais de desenvolvimento também colidem.

Vários psicólogos sociais acreditam atualmente que o “eu adulto” é uma experiência em evolução em relação a cada novo momento de experiência. Memórias anteriores e encontros com o passado adicionam um contexto rico e experiencial para capacitar a compreensão do que está acontecendo agora.

Hoje em dia, os adolescentes são obrigados a navegar em seu próprio processo pessoal de individuação na versão jovem adulta de si mesmos. Existe uma conexão dinâmica que se forma com os padrões acadêmicos de realização, aprendizagem social e as etapas práticas em direção à idade adulta.

Dado esse cenário conturbado, a tecnologia também apresenta um papel crucial.

Neste artigo, vamos evidenciar alguns reflexos da relação do jovem com o mundo digital e como mitigar os riscos desse relacionamento.

Confira!

O efeito da tecnologia nos jovens

Embora sejam fluentes em todo o mundo digital, os adolescentes (que estão mais conectados do que ninguém) atualmente experimentam níveis de solidão maiores do que nunca. Isso então os leva a se voltarem para o mundo online em busca de conexão. Contudo, essa atitude, em última análise, amplia seus sentimentos subjetivos de solidão e desconexão do mundo real.

Estudos demonstram que adolescentes que se sentiam isolados e usavam a agilidade digital da internet para se conectar com outros amigos virtuais acabaram se sentindo mais solitários e desconectados do que antes, apesar da busca por conexão social e aceitação.

Existe um ciclo de recompensas que ocorre de forma consistente: as telas fornecem um fluxo constante de liberação do neurotransmissor dopamina.

Com esse ciclo de recompensas em mente, as crianças procuram a mídia digital em busca de conexão social, companheirismo e aceitação como um meio de experimentar recompensas neuroquímicas de forma consistente e escapar dos sentimentos subjetivos de solidão e desconexão.

Como lidar com a era digital

Aqui estão táticas simples e acessíveis para promover uma conexão saudável e significativa para os jovens. Precisamos ser mais ágeis, oportunos e urgentes na maneira como navegamos por essas tendências, e essa lista vai ajudar.

  1. Minimize o tempo de tela e aproveite o ar livre com a família.

Sair ao ar livre pode minimizar os prazeres eletrônicos e capacitar o cérebro para um estado de espírito positivo geral.

Como pais, olhe para além da colisão entre as mídias sociais e o início da adolescência e busque atividades ao ar livre como uma forma de estabelecer uma reconexão e intimidade emocional dentro da família. Reforce a noção de que, como família, você pode desligar o telefone e ainda ter significado e propósito.

  1. Ninguém deve dormir a menos de 3 metros de um smartphone.

A luz azul que o smartphone emite é equivalente ao nosso cérebro interpretando-a como luz do sol, e nos manterá acordados e interromperá os ciclos de sono de qualidade, reduzindo o hormônio do sono melatonina e tornando mais difícil para nós dormirmos.

Compre um alarme barato, coloque o telefone longe do ambiente do seu quarto e evite a luz que desperta e o material estimulante que pode atrapalhar a qualidade do sono.

  1. Crie oportunidades para um diálogo face a face.

As sociedades que integram mais o diálogo face a face experimentam uma qualidade de vida mais alta.

Estudos recentes também mostram que adolescentes e jovens adultos que passam mais tempo pessoalmente com amigos e familiares são mais felizes, menos solitários e menos deprimidos em geral, em comparação com aqueles que passam mais tempo nas redes sociais.

  1. Promova mudanças comportamentais saudáveis. 

Estudos mais recentes da neurociência estão identificando que a principal forma de combater o tempo excessivo de tela para os jovens será implementar atividades que liberem dopamina.

Exercícios físicos, meditação, dança, banho frio e ouvir música contribuem para que a atividade do centro de prazer do cérebro seja ativada.

Se seu filho tem um smartphone, você, como pai, pode obter aplicativos específicos que limitam o tempo gasto em determinados sites, bloqueiam o telefone após um determinado período ou permitem que você veja se seu filho está sendo um usuário responsável.

Pode ser melhor instalar controles e limites primeiro, antes de dar a seu filho acesso a um smartphone, de modo que seu filho não use o smartphone como o foco central.

  1. Use uma regra de 5 minutos para distração.

O cérebro humano é conhecido por não atender, permanecer focado ou estar presente quando há várias tarefas cognitivas que são apresentadas e requerem nossa atenção consciente ao mesmo tempo.

Seja para estudar, ler ou outro conteúdo relacionado, mantenha o foco na tarefa por 20 a 45 minutos até que você esteja cansado ou precise se concentrar novamente. Em seguida, passe 5 minutos nas redes sociais antes de retornar à sua tarefa.

Durante o trabalho ou estudo, guardar o telefone pode permitir um maior foco na tarefa em mãos e minimizar a distração. Dê o exemplo para seu filho usando o telefone com moderação.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Acesse nosso blog e mantenha-se informado!

 

 

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