olimpíadas de tóquio

Saiba tudo sobre as Olimpíadas de Tóquio e a importância da prática esportiva

Após um ano a mais de espera por conta da pandemia de Covid-19, as Olimpíadas de Tóquio finalmente vão começar no Japão. Com mais de 200 países participantes envolvendo todos os continentes, a maior competição esportiva do mundo terá início na sexta-feira, 23 de julho, com duração até 08 de agosto.

Apesar do aumento recente no número de casos de Covid-19 na capital japonesa, o Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou a realização do evento com medidas bem rigorosas de segurança e saúde. Uma delas será a não presença de público nos estádios e arenas após Tóquio decretar um novo estado de emergência.

Existia a expectativa para a liberação de público reduzido, tanto que ingressos chegaram a ser comercializados. Porém, os organizadores tiveram que rever a decisão e optaram pelo fechamento dos portões. Apenas algumas partidas de futebol que serão realizadas em outras cidades fora da Grande Tóquio terão presença de público com a capacidade restrita.

Vamos acompanhar mais informações sobre essa edição das Olimpíadas e também a importância da prática de esportes para os jovens.

A história das Olimpíadas

Voltando bastante na história, os Jogos Olímpicos tiveram origem ainda no período da Grécia antiga, na cidade de Olímpia (isso explica o nome do evento), em meados do ano 776 a.C. Na ocasião, os jogos tinham o objetivo principal de homenagear os deuses gregos.

A primeira edição da chamada Era Moderna aconteceu em Atenas, na Grécia, no ano de 1896. Na ocasião, o evento contou com a participação de 14 países, pouco mais de 240 atletas e apenas nove modalidades.

Desde então, apenas as edições de 1916, em Berlim, e 1940 e 1944, em Tóquio e Londres, respectivamente, não foram realizadas em função das duas grandes guerras mundiais. Cancelamento que quase voltou a se repetir com a atual edição, dessa vez por conta da pandemia, mas, no fim, as Olimpíadas foram apenas adiadas.

No total, ao longo desses 124 anos de Jogos Olímpicos na Era Moderna, 23 países diferentes sediaram a competição. Essa será a 32ª edição do evento, pois, apesar dos Jogos Olímpicos cancelados que mencionamos, todos eles são contabilizados na contagem oficial.

Olimpíadas de Tóquio

A edição dos Jogos Olímpicos deste ano em Tóquio contará com 46 modalidades esportivas, dentre elas, algumas novidades muito aguardadas pelo público, como skate, surfe, karatê e beisebol. No total, serão mais de 11 mil atletas envolvidos e mais de 330 eventos ao longo da competição. Somente a delegação brasileira já conta com mais de 300 integrantes que se classificaram para as competições.

De acordo com o cronograma do evento, algumas competições, como futebol e softball, terão seus primeiros jogos nos dias 20, 21 e 22, ou seja, ainda antes da abertura. Pela programação oficial divulgada, a cerimônia de abertura será realizada a partir das 8h no horário de Brasília no dia 23 de julho.

Medidas de segurança

Os atletas que participarão do evento terão que realizar dois testes de Covid-19 antes do embarque para o Japão. E durante os Jogos, como medida de segurança e proteção aos envolvidos, os atletas serão submetidos a testes diários. As delegações terão que ficar em bolhas e evitar se misturar, como ocorre normalmente dentro da Vila Olímpica em situações normais.

Como muitas das competições são curtas, os atletas que testarem positivo para o novo coronavírus terão que ser afastados e/ou eliminados. Existem diferentes regras de acordo com a modalidade, mas essa é uma situação que poderá causar impactos nessa atual edição.

Além disso, como já dissemos no artigo, não será permitida a presença de público nas cidades da Grande Tóquio. A intenção é justamente evitar aglomerações e grande circulação de pessoas pelos locais onde os eventos serão disputados.

Onde assistir as Olimpíadas de Tóquio

Aqui no Brasil será possível acompanhar as Olimpíadas de Tóquio na Rede Globo, com exclusividade na TV aberta, e nos canais fechados SporTV e BandSports, disponíveis em operadoras por assinatura.

O SporTV (pertencente ao Grupo Globo), contará com uma super cobertura em 4 canais, transmitindo praticamente todas as competições ao longo da programação. Serão disponibilizados ainda 45 sinais de competições para assinantes na Internet. Os assinantes do Globoplay também poderão acompanhar o evento ao vivo.

A importância da prática esportiva

Uma competição do porte das Olimpíadas, com tantos atletas envolvidos e ídolos de diversas nações, demonstra bem o poder que o esporte tem na vida das pessoas. Milhares dos participantes do evento encontraram na prática esportiva um caminho de sucesso em suas vidas e vivem nos Jogos um momento de fama e de glória inigualável.

É importante destacar, inclusive, que muitos desses atletas ainda são bastante jovens e farão suas primeiras participações em Olimpíadas. No caso da delegação brasileira, boa parte deles precisou contar com o apoio e incentivo de órgãos e entidades que tornaram a educação e a prática de esportes acessível para crianças e adolescentes que muitas vezes não teriam essa oportunidade.

Também são muitos os atletas já consagrados que participarão da edição deste ano e viveram essa realidade no passado. E hoje eles são referências para os jovens que estão buscando um futuro melhor através do esporte.

A inovação social por meio da realização de projetos culturais, esportivos e educacionais é parte importante do trabalho realizado pelo Instituto BH Futuro. São iniciativas como essas que dão esperança e permitem que crianças e adolescentes do Aglomerado da Serra em Belo Horizonte tenham acesso ao esporte.

E é justo nesse fomento à prática esportiva que os talentos são descobertos. É muito provável que muitos destaques olímpicos começaram dessa forma. Os esportes somados aos programas de inovação e empreendedorismo proporcionados pelo IBHF dão uma oportunidade muito especial de crescimento para os jovens da comunidade.

small_c_popup.png

Comece a ajudar!

Sua ajuda é muito importante!

Clique na forma de pagamento que preferir:




Você pode fazer uma doação por PIX

Se preferir você pode doar creditando na conta do Instituto BH Futuro:

Transferência direta – Banco Santander

DADOS BANCÁRIOS
Instituto BH Futuro, CNPJ 28.247.706/0001-71
Banco Santander (033), Agência 4275,
Conta corrente 13005159-8