Corpo, mente e espírito sãos. Essa é a principal filosofia do karatê. Focada no desenvolvimento pessoal e na vida saudável, vinda com os imigrantes japoneses – com inspiração de uma luta chinesa, essa arte marcial chegou no Brasil em 1908 e, após a sua chegada, a técnica se desenvolveu e ganhou inúmeros adeptos.
Entre os benefícios, durante as aulas, os praticantes aprendem muito mais do que um método de defesa pessoal. Aliás, engana-se quem pensa que essa é uma atividade violenta, pelo contrário, os alunos de Karatê passam a ter mais equilíbrio físico e mental.
No conteúdo a seguir, nós, do IBHF, preparamos um blog post especial sobre essa modalidade esportiva que faz parte do quadro de oficinas do Instituto.
Confira!
Como praticar karatê?
Quando o karatê foi criado pelos moradores das ilhas de Okinawa, a questão era de vida ou morte. Os moradores não podiam andar armados e contavam apenas com as habilidades para sobreviverem aos ataques de bandidos e soldados. E, mesmo com o passar do tempo, as técnicas desenvolvidas nessa arte continuam cumprindo o objetivo principal ao preservar a integridade física dos praticantes.
Conhecida como a “arte da mão vazia”, o karatê combina movimentos do corpo em funções de defesa e contra-ataque.
Podendo ser praticado de diversas maneiras, como arte, autodefesa ou esporte, durante as oficinas, dependendo do estilo, podem ser ensinados as manobras de lançamentos, bloqueios de articulações e golpes em partes vitais. Todos os golpes são sempre realizados com movimentos precisos e harmônicos – por isso arte e não puramente luta. Conheças as modalidades:
Kumite
Em tradução livre, a palavra Kumite significa ‘encontro de mãos’ e faz parte das modalidades modernas das artes marciais, sendo um componente de competição, ou seja, a luta propriamente dita.
Há três tipos de prática com luta:
- Jyu Kumite – Que é o combate livre com controle;
- ShiaiKumite – Que é o combate semi-livre voltado para competições e com extremo controle dos ataques;
- Kihon Kumite – Que é o combate combinado entre os tipos anteriores.
Kata
No Kata, os alunos aprendem a arte do Karatê de forma aprofundada e, ao mesmo tempo, a experiência da luta, com sequências de técnicas de defesa e de ataque. Cada faceta do treinamento do Kata possui um elemento psicológico, além do treinamento físico, preparando o carateca para o combate real.
Já o elemento filosófico transmite pensamentos e valores críticos que avaliam situações de maneira serena, as quais não se limitam aos combates.
Fukugo
Na modalidade Fukugo o atleta disputa duas rodadas, uma Kata e outra Kumite, sempre nessa ordem. A competição nessa categoria exige grande habilidade no combate e na execução do Kata. A finalidade do Fukugo é que o vencedor consiga equilibrar o Kata e o Kumite.
Como se chama uma pessoa que pratica karatê?
Indicado para homens, mulheres, crianças e pessoas de todas as idades, quem pratica essa arte leva o nome de ‘karateca’. Já o local onde acontecem os treinos, leva o nome de ‘dojo’.
Conheça alguns benefícios do karatê
Fisicamente, o Karatê é bom para o coração, fortalece ossos e músculos, cria resistência, desenvolve coordenação motora e visual, e torna o organismo menos suscetível à ferimentos e doença.
Mentalmente, o Karatê ajuda a desenvolver paciência, disciplina, perseverança e compreensão, bem como a concentração e foco.
Espiritualmente, ao longo do treino consegue-se visualizar a verdadeira razão “Shinga”. Normalmente, é realizada uma meditação no início do treino como preparação para a aula, ajudando o praticante a relaxar e a ganhar tranquilidade.
Conheça outros benefícios:
- Trabalha o corpo todo
- Ajuda a emagrecer
- Estimula a respiração e a capacidade cardiovascular
- Melhora a coordenação motora
- Aumenta a concentração
- Melhora a autoestima e o controle emocional
Karatê para crianças
Nós selecionamos alguns dos muitos benefícios do Karatê para você saber porque ele precisa fazer parte da sua rotina de exercícios e das atividades das crianças.
– A prática aumenta o senso de responsabilidade, o espírito de disciplina, além de valorizar a busca contínua do aprimoramento do caráter.
– A repetição de movimentos nos treinos e o aprimoramento de cada um deles melhora a consciência corporal e ajuda na coordenação motora, especialmente na infância, quando o corpo está em constante transformação.
– As aulas incluem exercícios voltados para a respiração correta e, por isso, o praticante vivencia o desenvolvimento da sua capacidade respiratória.
– A atividade exige capacidade de refletir e interpretar o que está sendo ensinado e, por isso, é também um ótimo exercício de foco e concentração.
– Com o treino constante, a criança também aprende mais sobre si mesmo e o seu potencial, adotar uma postura confiante e assertiva para superar as dificuldades e desafios por toda a vida.
Quer saber mais sobre as nossas oficinas esportivas? Continue acessando o nosso site e conheça todos os detalhes do nosso trabalho social!
Ref: https://www.santamonica.rec.br/blog/2018/04/18/curiosidades-sobre-o-karate-beneficios-e-modalidades/