projeto social

Qual a importância de um projeto social para uma comunidade?

De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em 2018, o Brasil contava com mais de 820 mil Organizações da Sociedade Civil (OSCs) atuando, principalmente, nas causas de defesas e de interesses, com projetos sociais decisivos para a sobrevivência ou para a melhoria da qualidade de vida de muitos brasileiros.

Agora, em 2021, as inciativas realizadas por essas organizações do terceiro setor – mesmo que de forma online – têm chamado ainda mais atenção ao amparar famílias e zelar pelo futuro das próximas gerações.

No conteúdo a seguir, confira detalhes sobre benefícios das atividades realizadas por essas instituições. Boa leitura!

Desempenhando um papel fundamental, ao amparar pessoas em localidades ou situações onde o Estado não consegue atuar ou ainda desconhece a necessidade, as OSCs são regulamentadas sob a Lei nº 13.204, de 14 de dezembro de 2015.

Essas entidades não são privadas e também não atuam sob a administração de governos. Totalmente públicas, elas prestam os seus serviços em diversas frentes, defendendo importantes causas como, por exemplo:

1 – Combate ao abuso infantil e apoio às vítimas

2 – Educação de crianças e jovens

3 – Crianças desaparecidas

4 – Apoio a mulheres vítimas de violência

5 – Empoderamento feminino

6 – Combate à desigualdade racial

7 – Apoio a pessoas em situação de rua

8 – Combate à pobreza

9 – Inclusão de refugiados

10 – Inclusão de pessoas com deficiência

11 – Apoio a dependentes químicos

Mas, afinal, quais os benefícios de um projeto social?

Oferecendo oportunidades para as pessoas que vivem em comunidades vulneráveis, entre as atividades oferecidas por essas instituições, podemos destacar: o incentivo ao esporte e cultura, apoio educacional, cursos profissionalizantes e impulso ao mercado de trabalho, além de crescimento pessoal, preservando e garantindo os direitos de seus assistidos.

Ao aproximar, principalmente, as crianças e adolescentes de boas oportunidades, preenchendo os períodos com atividades e práticas saudáveis, faz com que eles tornem-se ainda mais autossuficientes, melhorando as condições das famílias e das comunidades em geral.

Do outro lado da história, ao se tornar um voluntário de um projeto social, a empatia é colocada em prática, fazendo com que a pessoa torne-se um ser humano melhor: mais sensível aos problemas e dificuldades sociais do próximo, ganhando força e coragem para mudá-los.

Para empresas que levantam uma bandeira social, ela será vista como uma ‘empresa amiga’, sendo ainda mais admirada pelos clientes, investidores e apoiadores desse movimento. Além do incentivo fiscal que é algo muito benéfico para as organizações.

Vale lembrar que, as empresas que investem em ações sociais, acabam atraindo bons colaboradores, que querem trabalhar dentro de um grupo que defende os mesmos ideais que eles.

Em ambas as situações, o desenvolvimento pessoal e a sensibilidade humana são as capacidades mais desenvolvidas. Ou seja, o benefício é coletivo!

Quais são as atividades sociais?

No Instituto BH Futuro, por exemplo, a equipe atua com projetos culturais, esportivos, educacionais e de fomento à inovação e empreendedorismo para crianças e adolescentes do Aglomerado da Serra em Belo Horizonte, onde são realizadas diversas ações com o objetivo de proporcionar um amparo social que possibilite que crianças e jovens tenham um futuro promissor e de sucesso.

A seguir, conheça algumas atividades realizadas por eles – e seus respectivos benefícios. Além disso, saiba como o instituto está se adaptando às novas tecnologias nesse período de pandemia, mantendo contato com a comunidade assistida:

Danças Urbanas

Amplia o sentimento de autoestima, suas possibilidades de crescimento e apropriação e limites do próprio corpo. Dançar faz bem ao corpo, ao coração e a mente. Ao mesmo tempo em que fortalece a musculatura e melhora o condicionamento físico, também proporciona prazer e diversão

Educação de Jovens e Adultos – EJA-BH

O projeto Educação de Jovens e Adultos é uma parceria firmada com a Escola Municipal Senador Levindo Coelho e a Prefeitura de Belo Horizonte. Complementa o processo de educação de jovens e adultos no ensino fundamental na modalidade de EJA.

Esporte Educacional

Possibilita a aprendizagem das principais modalidades esportivas presentes na cultura brasileira e mineira e a promoção da autonomia para a vivência lúdica do esporte e do lazer. O esporte educacional está fundamentado em valores como co-educação, emancipação, participação e cooperação e procura desenvolver os quatro pilares da educação: saber, fazer, ser e conviver.

Karatê

Corpo, mente e espírito sãos. Essa é a principal filosofia do karatê. Focada no desenvolvimento pessoal e na vida saudável, vinda com os imigrantes japoneses – com inspiração de uma luta chinesa, essa arte marcial chegou no Brasil em 1908 e, após a sua chegada, a técnica se desenvolveu e ganhou inúmeros adeptos.

Entre os benefícios, durante as aulas, os praticantes aprendem muito mais do que um método de defesa pessoal. Aliás, engana-se quem pensa que essa é uma atividade violenta, pelo contrário, os alunos de Karatê passam a ter mais equilíbrio físico e mental.

Basquete

Trabalha a capacidade de autogestão, desenvolvimento da autonomia com vistas ao diálogo e ao respeito às diferenças. O basquete desenvolve a coordenação e as habilidades motoras, constrói a força dos ossos, promove a saúde cardiovascular, estimula o sistema imunológico e aumenta o desenvolvimento mental. Promove a competição e a superação do esforço, favorecendo assim o enriquecimento individual e coletivo.

Ações sociais na comunidade X pandemia

Atualmente, por conta do isolamento social, o IBHF está realizando as atividades de forma online, mantendo os atendimentos e famílias assistidas sempre em contato, usando a tecnologia e as redes sociais como instrumento de apoio.

Seguindo a tendência das lives, o Instituto também organizou muitas atividades online. Entre os temas de curiosidades e aulas práticas, estiveram: “Benefícios do Ballet” – 201 visualizações; “Live Hip Hop” – 217 visualizações; “Live Música” – 197 visualizações.

O instituto também criou um grupo no Facebook para interação entre atendidos, famílias, comunidade e amigos do IBHF. Encontros virtuais online entre educandos e educadores também estão sendo realizados.

Por que participar de um projeto social

Quer semear em prol do futuro de milhares de crianças, jovens e adolescentes? Seja um Investidor ou Faça a sua doação!

Gostou do conteúdo acima e quer conhecer o trabalho realizado pelo IBHF? Acesse o site e conheça os detalhes dessa trajetória.

small_c_popup.png

Comece a ajudar!

Sua ajuda é muito importante!

Clique na forma de pagamento que preferir:




Você pode fazer uma doação por PIX

Se preferir você pode doar creditando na conta do Instituto BH Futuro:

Transferência direta – Banco Santander

DADOS BANCÁRIOS
Instituto BH Futuro, CNPJ 28.247.706/0001-71
Banco Santander (033), Agência 4275,
Conta corrente 13005159-8