Transformação social: os métodos utilizados pelas OSCs para alcançá-la

Sem as OSCs, Organizações da Sociedade Civil, muitas funções da sociedade estariam paralisadas. Essas organizações servem como uma rede de segurança em diversas áreas da vida para muitas pessoas.

Elas são fundamentais na prestação de serviços que vão desde as necessidades básicas, como alimentação e abrigo, até a prestação de assistência jurídica em casos de proteção ambiental ou dos direitos das mulheres.

Se você pensar em sua própria comunidade, provavelmente poderá identificar pelo menos uma OSC. Talvez você possa pensar em várias, e provavelmente há muitas das quais você nunca ouviu falar que estão ajudando a resgatar animais selvagens ou que apoiam estudantes que vão para a faculdade através de bolsas de estudo.

Organizações religiosas e seculares sem fins lucrativos trabalham localmente e em todo o mundo para fornecer às pessoas os serviços vitais de que precisam para prosperar no mundo.

Objetivos, Visões e Missões

As organizações da sociedade civil podem fornecer uma ampla gama de serviços ou se especializar em apenas um ou dois. No entanto, todas têm algo em comum: criam objetivos, visões e missões para ajudá-las a realizar seu trabalho de forma clara e organizada.

Cada um desses elementos desempenha um papel importante em ajudar a realizar as tarefas de forma dirigida e motivada e mantém a organização no caminho certo. Eles servem como um roteiro de como alcançar os objetivos finais e ajudam a identificar quais são eles.

Veja a seguir a definição de cada um:

  • Missão – é o propósito fundamental da organização, a finalidade da sua existência.
  • Visão – é a visão geral do que você deseja alcançar, o que a organização pretende se tornar daqui um tempo.
  • Objetivos – quando uma organização cria sua missão e visão, ela precisa de objetivos, ou marcos específicos com um cronograma determinado para atingir uma meta.

Métodos de trabalho

Normalmente, as OSCs utilizam métodos semelhantes em suas estruturas para garantir que sejam capazes de atingir seus objetivos e cumprir sua missão e visão para alcançar a transformação social. A seguir, vejamos alguns exemplos.

Pesquisa

Muitas organizações conduzem pesquisas para ajudá-las a orientar seus objetivos e programas. Elas também fazem pesquisas para divulgar ao público o trabalho que realizam e para aumentar a conscientização sobre a importância de seu trabalho.

Quando uma OSC realiza uma pesquisa, ela procura gerar evidências robustas da sua causa.

Com isso é possível alcançar o maior potencial para impactar positivamente, de forma significativa e sustentável o maior número de pessoas e influenciar a adoção e ampliação de programas e políticas de alto impacto, com boa relação custo-benefício em ambientes de transformação social.

A pesquisa é crítica para que as políticas, campanhas e entregas de programas sejam relevantes e impactantes.

Advocacy

As OSCs trabalham para defender diferentes grupos de indivíduos ou causas. O advocacy pode assumir várias formas, desde a articulação com políticos até defender um beneficiário em um tribunal.

As organizações sem fins lucrativos trabalham para apoiar e defender seus beneficiários e suas causas para cumprir suas missões, visões e objetivos, visando a transformação social.

Campanhas

Organizações da sociedade civil realizam vários esforços de campanha para divulgar o trabalho que realizam. Eles podem participar de protestos, enviar cartas aos oficiais do governo, escrever comunicados à imprensa ou conduzir campanhas por e-mail ou nas redes sociais.

Por meio de seu trabalho de conscientização, eles são capazes de ajudar a alcançar seus objetivos.

Captação de recursos

A campanha e a captação de recursos geralmente andam de mãos dadas. Uma OSC precisa captar recursos para sobreviver.

Seus funcionários fazem campanhas de captação de recursos em mídias sociais, encorajam voluntários a realizar eventos em suas comunidades e uma variedade de outras atividades para garantir que a organização possa realizar seu trabalho no futuro.

Eles também buscam grandes doações de pessoas físicas e jurídicas e as investem para ajudá-las na transformação social.

As responsabilidades de captação de recursos incluem a criação de programas de captação corporativos, verificação do progresso, coleta de dados para doações, gerenciamento de listas de contatos de mídia social, encontrar novas maneiras de obter mais dinheiro de doadores, conseguir patrocinadores, entre outros.

Prestação de ajuda

As organizações realizam todas essas atividades a fim de fornecer ajuda a seus clientes e apoiar suas causas. Como é evidente, mesmo uma organização pequena pode oferecer muitos tipos de ajuda para apoiar aqueles a quem serve.

O Instituto BH Futuro tem uma história repleta de beneficiários que prestou algum tipo de ajuda.

Atuando há mais de 15 anos como um hub de inovação social com projetos culturais, esportivos, educacionais e de fomento à inovação e empreendedorismo para crianças e adolescentes, mais de 15 mil crianças, 3.500 famílias e 5.000 pessoas do Aglomerado da Serra em Belo Horizonte participaram ou foram atendidas pelo Instituto.

E nós queremos convidar você a participar dessa história. Doe e impacte a vida de milhares de crianças através dos meios abaixo:

Fazer depósito em conta corrente

Banco Santander

Instituto BH Futuro

CNPJ: 28.247.706/0001-71

Ag. 4275

Conta 13005159-8

Transferir através de código PIX

28247706000171

Transferir através de QR Code do PIX

Através do PayPal

Por boleto, cartão e até doação recorrente (descontando todo mês de seu cartão de crédito)

Clique aqui e acesse nosso PayPal

Para saber mais sobre este e outros assuntos, acesse nosso blog e mantenha-se atualizado!

small_c_popup.png

Comece a ajudar!

Sua ajuda é muito importante!

Clique na forma de pagamento que preferir:




Você pode fazer uma doação por PIX

Se preferir você pode doar creditando na conta do Instituto BH Futuro:

Transferência direta – Banco Santander

DADOS BANCÁRIOS
Instituto BH Futuro, CNPJ 28.247.706/0001-71
Banco Santander (033), Agência 4275,
Conta corrente 13005159-8