responsabilidade social

Agregue valor à sua empresa com a responsabilidade social

O assunto responsabilidade social vendo sendo debatido mais e mais por empresas, consumidores e também políticos. De fato, existem boas razões para que isso ocorra, sendo a principal delas a exigência das pessoas de hoje por representantes que assumam compromisso com a sociedade.

Mas o que isso quer dizer? Cada vez mais, nós, enquanto sociedade, estamos preocupados com os serviços que nos são oferecidos e, além de preço, queremos saber qual a preocupação das empresas em reduzir impacto ambiental, ajudar a comunidade local, impactar o bem estar dos trabalhadores e consumidores. Não é verdade?

E mais do que isso: sua empresa pode fazer parte do grupo de organizações que, além de investir em causas sociais, também agrega valor à sua marca pela contribuição à sociedade.

 Continue a leitura e descubra tudo sobre responsabilidade social e como ser uma empresa responsável socialmente.

 Mas então, o que é responsabilidade social?

 Responsabilidade social é uma ideia, que embora não seja reconhecida por lei, é aplicada ao mundo empresarial. Ela diz que voluntariamente as empresas deveriam decidir contribuir para uma sociedade mais justa e para um meio ambiente mais limpo.

Baseando-se nessa ideia, o direcionamento das empresas e/ou entidades públicas não deveria ser norteado apenas para cumprimento dos interesses do gestor das mesmas. Ao invés disso, deveriam levar em conta outras partes interessadas como, por exemplo, os trabalhadores, os clientes, os fornecedores, as comunidades locais, autoridades públicas e até mesmo concorrentes e a sociedade como um todo.

O objetivo é diminuir os impactos negativos que podem ser causados na sociedade, assim como, facilitar o acesso aos direitos humanos. Para cumprir com isso, os órgãos públicos ou as empresas podem instaurar comitês que auxiliem em medidas para manter o foco nessa responsabilidade socioambiental.

O que é responsabilidade social ou ambiental nas empresas?

As empresas estão sempre inseridas em algum contexto, portanto são parte ativa de toda a sociedade em volta delas. Seja pelo uso de seus produtos, ou pelo local que estão instaladas, de certa forma elas têm um impacto na sociedade. Nesse contexto, a responsabilidade social corporativa fica evidente, afinal esse impacto tem que ser positivo para que ela tenha alcance de seu público-alvo.

Hoje em dia os consumidores estão cada vez mais críticos quanto aos produtos e serviços que consome. É comum por exemplo uma empresa ser “cancelada”, isto é repreendida socialmente através da internet, por descumprir com algum parâmetro que a sociedade julgue importante.

Como dito anteriormente, comitês que avaliem os impactos das companhias são necessários para mensurar e quantificar quais as consequências das ações gerais de uma marca. Além disso, é necessária uma avaliação constante das opiniões de todos que usufruem de bens da empresa para saber se ela tem se destacado em seu segmento, ou se pensam que é necessária alguma mudança.

É tão importante ter em mente quais são os valores e ideais defendidos por uma marca, quanto saber se esses valores de fato são cumpridos no final das contas. Pense que sua empresa e sua marca, podem fazer mais pela comunidade que a cerca, do que apenas entregar o serviço contratado.

Quais os tipos de responsabilidade social existentes?

 Como as frentes sociais são diversas e existem diversos aspectos que compõe a sociedade, o conceito de responsabilidade social acabou sendo dividido em três grupos principais, que são:

  • Responsabilidade Social Corporativa (RSC)
  • Responsabilidade Social Empresarial (RSE)
  • Responsabilidade Socioambiental (RSA)

Para entender melhor esses conceitos vamos definir cada um.

Responsabilidade Social Corporativa

A RSC é relacionada a preocupação com o desenvolvimento de seu ambiente de negócios, assim como de seu quadro de funcionários. Em suma, diz respeito ao compromisso da empresa com o comportamento ético e a evolução econômica.

É representada pela pela melhoria das condições de trabalho de seus funcionários e familiares, apoio a comunidade local e a sociedade em geral. Assim como ações que promovam desenvolvimento econômico no meio empresarial, estimulando a concorrência com consciência.

Responsabilidade Social Empresarial

Indo além da RSC, a RSE irá dizer que não só no quadro de funcionários, a empresa deve impactar os stakeholders, assim como todos os interessados no capital dela de forma ética. Garantindo que as propostas e missão sejam cumpridas conforme foram estabelecidas

Responsabilidade Socioambiental

Sabemos que toda e qualquer atividade de produção tem impacto direto no meio ambiente, seja no espaço que a cerca, quanto em larga escala no planeta. Pensando nisso a RSA, é a ideia que as empresas precisam ter responsabilidade com a natureza. Tendo em mente sua pegada de carbono, assim como mecanismos para aliviá-la.

Quais as vantagens de adotar uma postura de responsabilidade social?

Vimos até aqui que cada vez mais o público no geral está interessado nos índices de responsabilidade social das empresas, assim como fica de olho se políticos e ONGs cumprem com o que prometem.

A partir do momento que uma empresa levanta uma bandeira social, seja em favor ao acolhimento de um grupo, seja em favor da educação, seja em favor do meio ambiente, essa empresa será vista como melhor por todos os apoiadores desse movimento.

Esse processo de construção de marca consciente não é fácil, mas vamos pensar um pouco: qual marca impacta mais na vida do consumidor? Uma comum ou uma que positivamente promove algum benefício na sociedade?

Ações sociais costumam também atrair bons colaboradores, que querem trabalhar dentro de um grupo que defende os mesmos ideais que eles.

Para finalizar, sabemos que todas as empresas têm obrigações legais para cumprir. Mas em meio a um mercado tão competitivo, com tantos altos e baixos e desafios, para se destacar é importante ir além. A sociedade está cada dia mais perceptiva a necessidade de responsabilidade social, e este é um bom caminho para se colocar em uma posição de maior visibilidade.

 Para saber como investir em projetos sociais e ser uma empresa socialmente responsável com um dos nossos parceiros, acesse aqui.

 Conheça nossos projetos e seja um investidor social.

small_c_popup.png

Comece a ajudar!

Sua ajuda é muito importante!

Clique na forma de pagamento que preferir:




Se preferir você pode doar creditando na conta do Instituto BH Futuro:

Transferência direta – Banco Santander

DADOS BANCÁRIOS
Instituto BH Futuro, CNPJ 28.247.706/0001-71
Banco Santander (033), Agência 4275,
Conta corrente 13005159-8