metodologias sociais

Novas metodologias sociais durante a pandemia

De fato, a empatia tem sido a palavra do momento! Mas, mesmo antes do cenário de crise atual, muitas pessoas e instituições já colocavam em prática essa ação, por meio de diferentes metodologias sociais de ajuda ao próximo. Exemplo disso, é o Instituto BH Futuro (IBHF)!

Iniciando as suas atividades em 2002, durante 15 anos o local atuou como Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte (ECE-BH). Durante toda essa jornada, foram várias conquistas, parcerias de sucesso e transformações nas vidas de muitas crianças, adolescentes e jovens.

Desde que passou a se chamar “Instituto BH Futuro”, há quase cinco anos, o local já atendeu milhares de crianças e adolescentes em situação de dificuldade e de fragilidade do Aglomerado da Serra, considerada umas das maiores áreas de vulnerabilidade social de Belo Horizonte.

Continue a leitura e conheça os detalhes desse trabalho e saiba como a pandemia transformou a metodologia de trabalho social!

 

Caminhando em parceria com a Unesco e empresas-amigas, o IBHF trabalha para que os assistidos construam um futuro e uma vida digna e sustentável. Entre as metodologias utilizadas pela instituição para oferecer assistência social, destacamos, principalmente:

  • Iniciativas inovadoras;
  • Apoio ao empreendedorismo local, potencializando micros e pequenas empresas e projetos da comunidade;
  • Atividades desenvolvidas junto a empresas, governo, universidades, organizações sociais e sociedade;
  • Programas e parcerias que possibilitam a educação de crianças e adolescentes;
  • Cursos como o de jovem aprendiz;
  • Educação de jovens e adultos e cursos profissionalizantes de aprendizagem industrial em parceria com instituições, como o Senai e a Amipão;
  • Atividades que desenvolvem o aluno em todos os sentidos como, por exemplo, danças, esportes, teatro e valorização da cultura.

 

Novas metodologias sociais na pandemia

Em razão do surgimento do novo coronavírus, responsável por causar uma crise sanitária sem precedentes na história, somada ao isolamento social, o instituto precisou inovar!

Se adequando ao ‘novo normal’, o IBHF passou a desenvolver novas formas de atendimento ao público, apostando na tecnologia – já que as atividades presenciais estão suspensas, por conta da proliferação da doença.

Com esse novo cenário, o método utilizado têm sido a execução das atividades online, principalmente pelas redes sociais. A seguir, confira como o instituto tem desempenhado o trabalho:

 

  • Entre as postagens nas redes Facebook, Instagram e LinkedIn, o instituto aposta nas videoaulas referente às oficinas e atividades que aconteciam no local, como exercícios de balé, ginástica artística, aulas de karatê e dicas sobre o mercado de trabalho;
  • O instituto também realiza posts sobre temas da atualidade, como assuntos da pandemia, prevenção contra a Covid-19, e medidas de superação das consequências do isolamento social;
  • Para se aproximar ainda mais dos educandos e familiares, foi criado um grupo no Facebook para interação entre atendidos, famílias, comunidade e amigos do IBHF;
  • Ampliando o engajando com os participantes, eles enviam vídeos praticando os exercícios propostos, além de mensagens comentando assuntos da atualidade;
  • Encontros virtuais entre educandos e educadores também estão sendo realizados;
  • Seguindo a tendência global, o IBHF passou a oferecer o serviço de teleatendimento psicológico para os assistidos pela instituição. Dessa forma, as famílias que sentirem a necessidade de cuidados com a saúde mental, podem utilizar esse canal para tratarem questões individualmente, com o apoio de um especialista.

Para o IBHF, nesse novo normal, essa foi uma maneira de continuar mantendo o vínculo e cuidado com os atendidos.

 

Faça parte dessa trajetória

Como visto acima, as atividades no IBHF não param! Se você quiser conhecer o trabalho realizado pela instituição, acesse o site e veja os detalhes dessa trajetória. Caso queira investir no futuro de milhares de crianças, jovens e adolescentes, Seja um Investidor ou Faça a sua doação.

Lembre-se: a sua ajuda pode transformar vidas!

small_c_popup.png

Comece a ajudar!

Sua ajuda é muito importante!

Clique na forma de pagamento que preferir:




Você pode fazer uma doação por PIX

Se preferir você pode doar creditando na conta do Instituto BH Futuro:

Transferência direta – Banco Santander

DADOS BANCÁRIOS
Instituto BH Futuro, CNPJ 28.247.706/0001-71
Banco Santander (033), Agência 4275,
Conta corrente 13005159-8