Projeto Político Pedagógico

O projeto político pedagógico com públicos vulneráveis

Qual é a base para o funcionamento de um instituto e quais são seus princípios e valores? A resposta a essa pergunta pode ser encontrada na descrição detalhada do Projeto Político Pedagógico (PPP).

Este documento é responsável por orientar a instituição no planejamento de suas ações estratégicas e na definição de metas que podem ser desenvolvidas no processo de ensino.

Neste artigo, mostraremos o que é o PPP, qual sua importância e como o IBHF traz o PPP para públicos mais vulneráveis.

Confira!

O que é Projeto Político Pedagógico ou PPP?

O Projeto Político Pedagógico, também conhecido como PPP, é, por grande parte dos profissionais de ensino, o principal documento de orientação da educação de uma instituição. Seu objetivo é guiar as intenções educacionais conforme as dificuldades e perspectivas das comunidades onde essas instituições estão instaladas.

Conforme as Diretrizes da Educação Nacional e Lei Básica (LDBEN 9.394 / 96), o PPP precisa ser elaborado anualmente. No entanto, essa obrigação legal não deve ser fator preponderante na formulação de PPP. É relevante que as instituições reconheçam seu escopo e valor.

O Projeto Político Pedagógico determina as aspirações da instituição. Nele, estarão definidos, detalhadamente, todos as metas, orientações e atos que devem ser valorizados durante o processo educacional. Desse modo, o PPP precisa ser compreendido conforme um plano de trabalho.

Quando bem desenvolvido, um PPP cabe de modelo para as ações de toda comunidade escolar, levando em conta todas as esferas que constituem o meio educativo. Se bem estruturado, o projeto pode tornar a ser a ferramenta referência de modificações significativas nos processos, na instituição e nas práticas pedagógicas.

Qual a importância do Projeto Político Pedagógico?

O Projeto Político Pedagógico precisa ser feito partindo de uma análise interna da instituição, considerando todo o contexto específico de informações da organização.

Com base nisso, o PPP tem que ser um orientador para as ações de ensino e abranger não somente os objetivos e metas, mas também as ações que serão realizadas para alcançá-los, considerando a realidade da instituição.

Por esse motivo, o Projeto Político Pedagógico deve ser alterado no início de cada ano e reavaliado periodicamente para ter certeza que seja posto em prática na íntegra. É primordial que os indicadores levantados pelo projeto sejam utilizados como fundamentos para aprimorar a educação e o auxílio à comunidade que a instituição está inserida.

Em vista disso, o PPP deve ser ajustável para se adequar às carências dos educandos e ajudar a instituição a tomar decisões estratégicas para melhorar continuamente seu trabalho.

O PPP e o Instituto BH Futuro

O Instituto BH Futuro se dedica na formação educacional de um público vulnerável, que conta com milhares de crianças e adolescentes. A instituição atua em diversas metodologias nas áreas da cultura, esporte, educação e empreendedorismo.

Gerir e tornar todas essas ações algo coeso não é fácil. Principalmente na área da educação, que acaba permeando todas as demais áreas. Por isso, elaboramos o nosso Projeto Político Pedagógico.

Sua formulação buscou a participação de todos da equipe de colaboradores, visando ações intencionais, objetivos e compromissos definidos. A partir desses passos, começamos a prever as ações e intervenções futuras no processo de ensino.

É importante ressaltar que o PPP é ajustável. Por isso, para cada oficina e cada campo do saber, o projeto foi adequado visando atender todas as demandas e especificidades de cada uma delas.

Como referido acima, todo esse projeto visa dar coesão às ações educacionais que oferecemos. Dessa forma, o PPP se torna um guia, uma diretriz, sobre como cada professor deve atuar ao longo do tempo, possibilitando agir intencionalmente e prever os impactos causados por essas ações.

E os resultados?

Em 19 anos de atuação no Aglomerado da Serra em Belo Horizonte, o IBHF já transformou a vida de mais de 15 mil crianças e adolescentes, 3.500 famílias e 5.000 pessoas da comunidade.

O PPP nos ajuda a orientar um público vulnerável e a continuar impactando a vida dessas pessoas.

Você também pode fazer parte dessa história. Saiba mais sobre o Instituto e contribua para a educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Acesse nosso blog e mantenha-se informado!

small_c_popup.png

Comece a ajudar!

Sua ajuda é muito importante!

Clique na forma de pagamento que preferir:




Você pode fazer uma doação por PIX

Se preferir você pode doar creditando na conta do Instituto BH Futuro:

Transferência direta – Banco Santander

DADOS BANCÁRIOS
Instituto BH Futuro, CNPJ 28.247.706/0001-71
Banco Santander (033), Agência 4275,
Conta corrente 13005159-8