oficinas de dança

Saiba os benefícios das oficinas de dança

Você já ouviu falar que quem começa a dançar, dificilmente vai parar? Se já ouviu essa frase, mas ainda não sabe o motivo desse “fenômeno”, ou se nunca ouviu, nós iremos explicar o porquê de ela existir!

De acordo com os especialistas, isso realmente acontece, pois, dançar não é apenas uma atividade animada e contagiante. Durante os movimentos corporais e passos em grupos, pares ou individuais, o corpo produz uma descarga de endorfina, servindo como base para a melhora de diversos aspectos emocionais, mentais e, claro, físicos.

Além disso, há diversas pesquisas científicas que associam as vantagens de movimentar o corpo embalado por um ritmo musical à prevenção de doenças e à melhoria no quadro clínico, quando já há um problema de saúde instalado. Ou seja, as oficinas de danças não são apenas divertidas como também muito favoráveis ao bem-estar físico, social e emocional dos participantes, independentemente da faixa etária.

Além de excelente aliada do sistema cardiovascular, prevenindo as doenças do coração, além de auxiliar na coordenação motora, para as crianças, a dança também auxilia na disciplinada e melhor compreensão das regras, fazendo com que elas cresçam mais disposta e esforçadas, proporcionando benefícios que serão levados para o desenvolvimento pessoal e como um todo, em diversas etapas da vida.

Por ser uma modalidade ampla e que explora as diversas possibilidades de movimentos a partir de seus fundamentos básicos, adequando-os ao trabalho das valências físicas: força, equilíbrio, agilidade, flexibilidade, coordenação e velocidade, as danças praticadas em oficinas não têm limite de idade, ou seja, todos os grupos podem desfrutar dessa prazerosa atividade.

 

Os benefícios das oficinas de dança

Além de todo o universo e pontos positivos já explorados acima, a dança é uma forma equilibrada de exercício físico, pois além de ser uma atividade que rende muitas risadas durante a prática, os movimentos realizados durante as oficinas envolvem outras vantagens.

Continue a leitura, pois nós elencamos 4 poderosos benefícios dessa atividade. Confira a seguir:

– Combate a ansiedade

Além dos aspectos físicos, a dança é uma experiência mental. Durante as aulas, acontece o aumento do fornecimento sanguíneo ao cérebro, reduzindo o aspecto social do stress, a depressão, a solidão e ansiedade. Terapêutica, age como um calmante natural. Para os idosos, a prática é sugerida para melhorar a função cognitiva.

– Aumenta força muscular

Piruetas, saltos, movimentos rápidos e no ritmo. As danças possuem repetições que auxiliam o fortalecimento de vários grupos musculares trabalhados durante as oficinas. Vale lembrar que uma musculatura forte previne dores e evita a ocorrência de lesões, independentemente da idade do participante.

– Melhora a postura

O que dizer da flexibilidade que a dança proporciona? A postura também melhora devido à percepção corporal. É comum que as aulas de dança sejam feitas em frente ao espelho, pois dessa forma, você consegue olhar sempre à frente, tomando consciência do seu corpo e ganhando autoconfiança, além de acompanhar a sua evolução e detalhes dos passos.

– Não tem limite de idade

Não importa a idade: crianças, adolescentes, adultos e até mesmo idosos. A dança pode e deve ser praticada em qualquer período de vida. Mas, não esqueça de ter a aprovação médica antes de iniciar a oficina.

– Estimula a memória

As mudanças de movimento que ocorrem na atividade impactam positivamente o hipocampo, que é a área do cérebro que armazena as memórias, e ainda ajudam a aprimorar o equilíbrio. Decorar coreografias ou a simples sequência de passos e movimentos trabalha a memória.

 

Nossas turmas abertas

Aqui no IBHF, as oficinas de dança são momentos de muita alegria e socialização, onde os participantes, além de se exercitarem, podem construir novas relações de amizade, favorecendo a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo.

Durante as aulas, os alunos experimentarem a sensação de pertencimento a um grupo de interesse e gostos em comum, compartilhando descobertas, superação de limites e conquistas no mundo da dança, refletindo na autoestima como um todo.

No Instituto, acontecem as oficinas de Dança Urbana (Street Dance), onde a prática alia ganhos na coordenação motora, flexibilidade e condicionamento físico, além de interação cultural e social.

Já nas nossas oficinas de Ballet Clássico e folclórico, os movimentos são responsáveis por ampliar o sentimento de autoestima.

Por ser uma modalidade que exige movimentos amplos e precisos e membros muito bem alongados, pois a flexibilidade é um componente essencial para uma técnica perfeita, durante a oficina de Ballet, os participantes conseguem identificar a apropriação e limites do próprio corpo, fortalecendo a musculatura, melhorando, o condicionamento físico, ao mesmo tempo em que se divertem.

 

Gostou desse conteúdo? Então, coloque o corpo para mexer ao som de uma música agradável agora mesmo!

 

– Quer saber mais sobre as nossas atividades culturais? Continue acessando o nosso site e conheça todos os detalhes do nosso trabalho social!

 

small_c_popup.png

Comece a ajudar!

Sua ajuda é muito importante!

Clique na forma de pagamento que preferir:




Se preferir você pode doar creditando na conta do Instituto BH Futuro:

Transferência direta – Banco Santander

DADOS BANCÁRIOS
Instituto BH Futuro, CNPJ 28.247.706/0001-71
Banco Santander (033), Agência 4275,
Conta corrente 13005159-8