projetos sociais em BH

Conheça alguns dos principais projetos sociais em BH

Conhece projetos sociais em BH e as causas que eles apoiam ou como atuam? Os projetos sociais são fundamentais para ajudar na luta contra a desigualdade e na possibilidade de garantir que pessoas de comunidades carentes possam acessar formas de educação, esportes, empreendedorismo e de saúde. Esses projetos incríveis são capazes de mudar toda a realidade e o entorno de onde essas pessoas vivem e, em BH, existem diversos deles que funcionam com ajuda de voluntários e de pessoas que doam recursos ou valores mensais para mantê-los funcionando. No texto de hoje, vamos citar alguns desses projetos sociais em BH para que você se inspire e saiba o que vem acontecendo para tornar Belo Horizonte um lugar melhor para se viver. Veja abaixo!

Abaixo, trouxemos alguns dos projetos sociais que impactam algumas regiões carentes de BH e trazem mudanças relevantes para as comunidades e todo seu entorno. Conheça!

1- Projeto Casas de Esperança – ADRA

O projeto Casas de Esperança tem como principal objetivo retirar menores de idade das ruas e deixá-los livres da violência que essa realidade muitas vezes é capaz de trazer.

O projeto consiste em casas que acolhem crianças e adolescentes na cidade de Belo Horizonte, em parceria com a prefeitura, que custeia algumas despesas mensais. Já os próprios idealizadores do projeto administram esse dinheiro e também custeiam os móveis, itens de cama, mesa e banho e outros detalhes para manter o dia a dia dos jovens acolhidos. O projeto visa garantir que os jovens que acabaram nas ruas, seja por algum problema em casa ou por envolvimento com práticas viciantes, tenham uma nova chance e possam recuperar a esperança de se tornarem adultos de sucesso.

 

2- Instituto BH Futuro

O Instituto BH Futuro existe há 15 anos e trabalha com ações sociais, como projetos culturais, esportivos, educacionais e até mesmo de empreendedorismo para as crianças e adolescentes da comunidade de Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. São cursos, educação profissionalizante, apoio ao esporte, como natação e basquete, apoio à cultura, com dança e teatro, entre outros. O Instituto promove resultados sociais positivos na região e permite que jovens possam lidar melhor com o tempo ocioso, realizando atividades de crescimento pessoal e profissional, além de ser um espaço de convivência social muito rico para todo o entorno do Aglomerado da Serra.

Além das parcerias com órgãos e empresas, o Instituto também recebe doações, que são muito importantes para mantê-lo funcionando em toda sua potencialidade. Se você quiser doar, entre em contato conosco!

 

3- Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa é um espaço de convivência e de projetos de leitura de livros, revistas e artigos para deficientes visuais que precisam encontrar esses conteúdos de maneira adaptada, mas enfrentam dificuldades para isso, devido ao meio social em que vivem.

Neste projeto, os voluntários leem para os deficientes visuais, de uma forma bastante individualizada, em grupos pequenos, onde eles podem aprender e até estudar para concursos públicos. Tudo isso de maneira gratuita, apenas com a carteirinha da biblioteca, que custa R$3,00, em uma taxa única. O projeto promove aos deficientes visuais a chance de terem acesso a livros e conteúdos tão difíceis de serem encontrados em braile, que fazem muita diferença em suas formações ou no sucesso em provas.

 

4- Grupo Santa Casa BH – Doulas

Para gestantes, o projeto na Santa Casa de BH chamado de Doulas é um dos mais procurados. Nele, as futuras mamães são preparadas para o parto, com apoio físico e emocional. Também há todo um acompanhamento no pós-parto e puerpério, fundamental para a saúde mental dessas mulheres. O grupo é formado por voluntárias, que chegam ao local e desejam ajudar e oferecer o apoio que, às vezes, não tiveram em suas gestações.

É possível ser voluntária a partir dos 21 anos e não é necessário ter sido mãe. As voluntárias dão plantões de 12 horas semanais, tanto de dia, quanto de noite. Além disso, a prefeitura, por meio Secretaria Municipal de Saúde, oferece um curso de Doulas para as voluntárias. O projeto atende centenas de mulheres e hoje é uma referência para quem busca mais apoio nesse momento próximo ao parto.

 

Como você pode ajudar projetos sociais em BH?

 

Se você deseja ajudar alguns dos projetos que citamos aqui, vale a pena procurar por cada um deles, entrar em contato e decidir entre uma doação em dinheiro ou até mesmo a doação do seu tempo, sendo voluntário em um desses espaços.

Ajudar pessoas é um ato de amor não apenas aos outros, mas também à toda comunidade e à cidade. Os projetos sociais em BH transformam a cidade e garantem que seja possível ter um local mais seguro para todos, com menos violência e mais acesso às oportunidades. Se quiser saber mais sobre nós do Instituto BH Futuro, entre em contato! Estamos à disposição!

Comece a ajudar!

Sua ajuda é muito importante!

Clique na forma de pagamento que preferir:




Você pode fazer uma doação por PIX

Captura de Tela 2022-03-07 às 15.05.35

Se preferir você pode doar creditando na conta do Instituto BH Futuro:

Transferência direta – Banco Santander

DADOS BANCÁRIOS
Instituto BH Futuro, CNPJ 28.247.706/0001-71
Banco Santander (033), Agência 4275,
Conta corrente 13005159-8